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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2625
Título: | A importância dos conhecimentos básicos dos acadêmicos sobre os métodos preventivos ao HIV no município de Zé Doca – MA |
Título(s) alternativo(s): | The importance of academics’ basic knowledge of HIV preventive methods in the municipality of Zé Doca – MA |
Autor(es): | Câmara, Luana Fernanda dos Santos |
Orientador: | Nascimento, Ozicleia Alves do |
Membro da Banca: | Oliveira, Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de |
Membro da Banca: | Ferreira, Lina Kelly Rodrigues |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Mais de quarenta anos depois dos primeiros casos de HIV no Brasil, há ainda pessoas que sabem o mínimo em relação às formas de contágio e prevenção, às vezes nem isso. Em virtude dessa problemática, a presente pesquisa buscou avaliar o nível de conhecimento sobre medidas preventivas no campo educacional, em relação às prevenções de infecções sexualmente transmissíveis, com vistas ao HIV. Para tanto, pretendeu-se empreender uma investigação mediante caráter exploratório descritivo, visto que objetivou-se desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias. O procedimento escolhido para obter os dados necessários ao atendimento dos objetivos desta pesquisa, foi a aplicação de questionário estruturado, composto por 18 questões. Selecionou-se para a obtenção dos dados desta pesquisa, as turmas do 2º e 7º período do curso de nível superior Licenciatura em Ciências Biológicas. O questionário foi aplicado durante o horário da disciplina Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Ciências e Biologia. As turmas pesquisadas apresentam um grau de conhecimento sobre os métodos de prevenção e contágio do HIV que se caracterizam por serem insuficientes, dado o nível de escolaridade de todos os alunos pesquisados e, principalmente, devido ao curso que estão em processo de formação, haja vista que é uma licenciatura em Ciências Biológicas |
Resumo: | More than forty years after the first cases of HIV in Brazil, there are still people who know the minimum about the forms of contagion and prevention, sometimes not even that. Due to this problem, this research sought to evaluate the level of knowledge about preventive measures in the educational field, in relation to the prevention of sexually transmitted infections, with a view to HIV. To this end, the aim was to undertake an investigation using an exploratory and descriptive nature, as the aim was to develop, clarify and modify concepts and ideas. The procedure chosen to obtain the data necessary to meet the objectives of this research was the application of a structured questionnaire, consisting of 18 questions. To obtain the data for this research, the classes from the 2nd and 7th period of the higher education course Degree in Biological Sciences were selected. The questionnaire was administered during the course Technologies Applied to Science and Biology Teaching. The groups surveyed present a level of knowledge about HIV prevention and contagion methods that are characterized by being insufficient, given the level of education of all the students surveyed and, mainly, due to the course they are in the training process, considering which is a degree in Biological Sciences |
Palavras-chave: | HIV/AIDS Alunos de ciência biológica Conhecimento Prevenção Licenciatura Vida sexual Conscientização Ciências Biológicas biological science students Knowledge Prevention Graduation Sex life Awareness biological Sciences |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias |
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TCC - LUANA FERNANDA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UEMA CAMPUS ZÉ DOCA 2024.pdf | PDF - A | 12.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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