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dc.creatorFerreira, Erik Santos-
dc.date.accessioned2024-05-14T18:51:40Z-
dc.date.available2024-05-14-
dc.date.available2024-05-14T18:51:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFERREIRA, Erik Santos. Análise dos impactos positivos e negativos do decreto nº10.004/19 em São Luís-MA – A escola x a escola atual. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Formação de Oficiais - PMMA) - Centro de Ciências Sociais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2569pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2569-
dc.description.abstractThis monographic work aims to identify the benefits and obstacles existing in the establishment of the National Program for Civic - Military Schools - PECIM, contained in Decree nº 10.004 / 2019, in the city of São Luís - MA, through the analysis of the characteristics required of a school civic-military in comparison with the characteristics of a conventional school. The importance of this study can be seen by recognizing the school as a basis for all other sectors in the country, and also by considering the social problems that currently exist in all segments. Several indicators demonstrate the failure of public education, and at the same time report on the success achieved by existing military schools, whether federal or state, without hurting free critical thinking and the formation of opinions of the population. In such a way, this study demonstrates, firstly, the population's need for knowledge about the ECIM (Civic-Military Schools) and its objectives, which are still confused with the history of atrocities that occurred during the Military Regime in Brazil. Then, it provides the characteristics necessary for conventional schools, present in ECIM. In this monographic production, questionnaires were applied with professionals from Education and Public Security, where questions about the efficiency and effectiveness of ECIM to the detriment of conventional schools were evaluatedpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma nacional de escolas cívico militarpt_BR
dc.subjectEscola cívico-militarpt_BR
dc.subjectEscola convencionalpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectMilitarização do ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSegurança públicapt_BR
dc.subjectRegime militar no Brasilpt_BR
dc.subjectNational military civic schools programpt_BR
dc.subjectCivic-military schoolpt_BR
dc.subjectConventional schoolpt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectMilitarization of teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPublic securitypt_BR
dc.subjectMilitary regime in Brazilpt_BR
dc.titleAnálise dos impactos positivos e negativos do decreto nº 10.004/19 em São Luís-MA – A escola x a escola atualpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the positive and negative impacts of decree nº 10,004/19 in São Luís-MA – The school x the current schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Silva e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8006679558199049pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Jorge Ricardo Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7341703518596760pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Clívia Santana da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6032776671975893pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como objetivo identificar os benefícios e entraves existente na instauração do Programa Nacional de Escolas Cívico - Militares – PECIM, contido no Decreto nº 10.004/2019, na cidade de São Luís – MA, através da análise das características requeridas de uma escola cívico-militar em comparativo com as características de uma escola convencional. A importância deste estudo pode ser verificada ao reconhecermos a escola enquanto base para todos os outros setores existentes no país, e também ao contemplarmos os problemas sociais existentes atualmente em todos os segmentos. Diversos indicadores demonstram a falha do ensino público, e ao mesmo tempo relatam o sucesso obtido mas escolas militares já existentes, sejam elas federais ou estaduais, sem ferir o livre pensamento crítico e a formação de opiniões da população. De tal modo, este estudo demonstra, primeiramente, a necessidade de conhecimento da população a respeito das ECIM (Escolas Cívico-Militares) e dos seus objetivos, que ainda são confundidos com o histórico de atrocidades ocorridas durante o Regime Militar no Brasil. Em seguida, dispõe sobre as características necessárias às escolas convencionais, presentes nas ECIM. Nesta produção monográfica foram aplicados questionários com profissionais da Educação e da Segurança Pública, onde as questões a respeito da eficiência e efetividade das ECIM em detrimento das escolas convencionais foi avaliadapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias 

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