Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Erik Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T18:51:40Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14 | - |
dc.date.available | 2024-05-14T18:51:40Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Erik Santos. Análise dos impactos positivos e negativos do decreto nº10.004/19 em São Luís-MA – A escola x a escola atual. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Formação de Oficiais - PMMA) - Centro de Ciências Sociais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2569 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2569 | - |
dc.description.abstract | This monographic work aims to identify the benefits and obstacles existing in the establishment of the National Program for Civic - Military Schools - PECIM, contained in Decree nº 10.004 / 2019, in the city of São Luís - MA, through the analysis of the characteristics required of a school civic-military in comparison with the characteristics of a conventional school. The importance of this study can be seen by recognizing the school as a basis for all other sectors in the country, and also by considering the social problems that currently exist in all segments. Several indicators demonstrate the failure of public education, and at the same time report on the success achieved by existing military schools, whether federal or state, without hurting free critical thinking and the formation of opinions of the population. In such a way, this study demonstrates, firstly, the population's need for knowledge about the ECIM (Civic-Military Schools) and its objectives, which are still confused with the history of atrocities that occurred during the Military Regime in Brazil. Then, it provides the characteristics necessary for conventional schools, present in ECIM. In this monographic production, questionnaires were applied with professionals from Education and Public Security, where questions about the efficiency and effectiveness of ECIM to the detriment of conventional schools were evaluated | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa nacional de escolas cívico militar | pt_BR |
dc.subject | Escola cívico-militar | pt_BR |
dc.subject | Escola convencional | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Militarização do ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Segurança pública | pt_BR |
dc.subject | Regime militar no Brasil | pt_BR |
dc.subject | National military civic schools program | pt_BR |
dc.subject | Civic-military school | pt_BR |
dc.subject | Conventional school | pt_BR |
dc.subject | Public education | pt_BR |
dc.subject | Militarization of teaching | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Public security | pt_BR |
dc.subject | Military regime in Brazil | pt_BR |
dc.title | Análise dos impactos positivos e negativos do decreto nº 10.004/19 em São Luís-MA – A escola x a escola atual | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the positive and negative impacts of decree nº 10,004/19 in São Luís-MA – The school x the current school | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcos Silva e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8006679558199049 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra, Jorge Ricardo Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7341703518596760 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Clívia Santana da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6032776671975893 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico tem como objetivo identificar os benefícios e entraves existente na instauração do Programa Nacional de Escolas Cívico - Militares – PECIM, contido no Decreto nº 10.004/2019, na cidade de São Luís – MA, através da análise das características requeridas de uma escola cívico-militar em comparativo com as características de uma escola convencional. A importância deste estudo pode ser verificada ao reconhecermos a escola enquanto base para todos os outros setores existentes no país, e também ao contemplarmos os problemas sociais existentes atualmente em todos os segmentos. Diversos indicadores demonstram a falha do ensino público, e ao mesmo tempo relatam o sucesso obtido mas escolas militares já existentes, sejam elas federais ou estaduais, sem ferir o livre pensamento crítico e a formação de opiniões da população. De tal modo, este estudo demonstra, primeiramente, a necessidade de conhecimento da população a respeito das ECIM (Escolas Cívico-Militares) e dos seus objetivos, que ainda são confundidos com o histórico de atrocidades ocorridas durante o Regime Militar no Brasil. Em seguida, dispõe sobre as características necessárias às escolas convencionais, presentes nas ECIM. Nesta produção monográfica foram aplicados questionários com profissionais da Educação e da Segurança Pública, onde as questões a respeito da eficiência e efetividade das ECIM em detrimento das escolas convencionais foi avaliada | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Formação de Oficiais – CFO/PM - CCSA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA – ERIK FERREIRA- CFO PM CCSA UEMA 2020.pdf | PDF - A | 2.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.