Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Ana Paula Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2024-03-07T19:49:58Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T19:49:58Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationANJOS, Ana Paula Ribeiro dos. O conto como estratégia para letramento literário no 6º ano do ensino fundamental: uma abordagem de revisão da bibliograf ia. 52.f. 2023 Trabalho de conclusão de curso (Curso de Letras Licenciatura Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão, Campus de Barra do Corda, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2456pt_BR
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/2456-
dc.description.abstractThe work entitled the short story as a literary literacy strategy in the 6th year of elementary school, aims to investigate strategies on how to introduce literary literacy with the short story in elementary school in order to create critical and assiduous readers. Although a large percentage of students know how to read and write, they do not have the habit of reading, in addition to not knowing literary genres. In view of this, we sought to review the bibliography on reading practices and literary literacy for the training of student readers, with an emphasis on the 6th year of elementary school, through the short story genre. For the theoretical basis, authors such as Rildo Cosson (2020), Antônio Candido (2020), Magda Soares (2002), among others, were included. To support this work, digital literature searches were carried out in the following databases: Scientific Library Online (SCIELO) and Google Scholar. In this way, concepts and important information were raised for the dialogic construction regarding the bibliography that offers support for carrying out such literary literacy practices. The work is organized into four sections. The second chapter describes a brief explanation of the concept and historicity of literature, followed by an explanation of the definition of literary literacy and the relevance of the short story as a literary genre. The third chapter provides an approach to teaching the Portuguese language in elementary school and other general information about the social panorama of literacy activities and the consequences of their absence. Finally, the fourth chapter will address literacy techniques in elementary school, main reading techniques, adaptation of reading techniques to reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnsino-fundamentalpt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectSocial exclusionpt_BR
dc.titleO conto como estratégia para letramento literário no 6º ano do ensino fundamental: uma abordagem de revisão da bibliograf iapt_BR
dc.title.alternativeThe short story as a literary literacy strategy in the 6th year of education fundamental: a bibliographic review approachpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6653512011254689pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira., Neudson Nicasio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927786854421792pt_BR
dc.description.resumoO trabalho intitulado o conto como estratégia de letramento literário no 6º ano do ensino fundamental, tem como objetivo investigar estratégias de como introduzir o letramento literário com o conto no ensino fundamental de modo a criar leitores críticos e assíduos. Apesar de um grande percentual de alunos saberem ler e escrever, não possuem o hábito da leitura, além de não conhecerem os gêneros literários. Diante disto, buscou-se revisar a bibliografia acerca das práticas de leitura e letramento literário para a formação de alunos leitores, com ênfase ao 6º Ano do ensino fundamental, através do gênero conto. Para o embasamento teórico contou-se com autores como Rildo Cosson (2020), Antônio Candido (2020), Magda Soares (2002), entre outros. Para a fundamentação deste trabalho, os meios de busca digitais na literatura foram realizados nas seguintes bases de dados: Scientific Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico. Dessa forma, foram levantados conceitos, e informações importantes para a construção dialógica acerca da bibliografia que oferece suporte para a realização de tais práticas de letramento literário. O trabalho está organizado em quatro seções. No segundo capítulo descreve-se breve explanação do conceito e historicidade da literatura, seguido por uma explanação acerca da definição de letramento literário e relevância do conto enquanto gênero literário. No terceiro capítulo tem-se uma abordagem sobre o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental e outras informações gerais, sobre o panorama social das atividades de letramento e as consequências de sua ausência. Por fim, o quarto capítulo abordará técnicas de letramento no ensino fundamental, principais técnicas de leitura, adequação das técnicas de leitura a realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Barra do Cordapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Barra do Corda - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA PAULA ANJOS -LETRAS LICENCIATURA - BARRA DO CORDA UEMA 2024.pdfPDF - A1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.