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dc.creatorRebêlo, Samir de Barros-
dc.date.accessioned2024-02-27T12:06:20Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-02-27T12:06:20Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationRebêlo, Samir de Barros.O Oriente Médio Antigo: eurocentrismo, deportação e ensino de história.2023.139 f.Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2023.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2412-
dc.description.abstractThis dissertation intends to contribute to the teaching of History, through a Textual Corpus (website) “historiasconectadas.com.br”. The master's thesis seeks different perspectives, diversity, cultural interrelationships and school awareness. The main themes in question are related to the Eurocentrism present in the daily life of Basic Education, and within Ancient History. European ethnocentrism is analyzed from a general point of view, and also from a specific point of view, when glimpsing the crisis of Ancient History. Through the “Connected Stories”, allied to Global History, a detailed research was developed on the cultural relations between Assyria and Babylon of the 8th, 7th and 6th centuries BC, associated with the phenomenon of the deportation of the statue of Marduk, in order to understand the products derived from intense contact, in contrast to the universalist (Eurocentric) vision. It is essential to demonstrate how the research integrates with the parameters of the National Common Curricular Base (NCCB). Regarding the convergence of teaching and learning in conformation with scientific research, Paulo Freire's pedagogical perspective was taken into account, aiming at dialogue, curiosity, criticism and freedom and love for teaching. Apply the educational product, “historiasconectadas.com.br”, at IEMA – Integrated Vocational Unit in the State of Ceará, located in the Coheb neighborhood of Sacavém – for the 3rd year of High School. Keywords:pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectOriente Médio Antigopt_BR
dc.subjectHistória antigapt_BR
dc.subjectEurocentrismopt_BR
dc.subjectDeportaçãopt_BR
dc.subjecteaching historypt_BR
dc.subjectAncient Middle Eastpt_BR
dc.subjectAncient historypt_BR
dc.subjectEurocentrismpt_BR
dc.subjectDeportationpt_BR
dc.titleO Oriente Médio Antigo: eurocentrismo, deportação e ensino de históriapt_BR
dc.title.alternativeThe Ancient Middle East: Eurocentrism, deportation and teaching history ​pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6247933946241347pt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Ana Livia Bomfim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857035674509717pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Marcos Vinicius de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0706355533898912pt_BR
dc.contributor.referee2Borralho, José Henrique de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035097546855789pt_BR
dc.description.resumoA presente obra dissertativa pretende contribuir para o ensino de História, por meio de um Corpus Textual (website) “historiasconectadas.com.br”. A dissertação de mestrado busca diferentes perspectivas, diversidade, inter-relações culturais e conscientização escolar. Os principais temas em questão são reclacionados ao eurocentrismo presente no cotidiano do Ensino Básico, e no seio da História Antiga. Analisa-se o etnocentrismo europeu de um ponto de vista geral e, também, específico ao vislumbrar a crise da História Antiga. Por meio das “Histórias Conectadas”, aliada à História Global, desenvolveu-se uma minuciosa pesquisa sobre as relações culturais entre Assíria e Babilônia dos séculos VIII, VII e VI a.e.c., associadas ao fenômeno da deportação da estátua de Marduk, a fim de compreender os produtos derivados do intenso contato, em contraste com a visão universalista (eurocêntrica). Faz-se essencial demonstrar como a pesquisa se integra aos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobre a convergência ensino e aprendizagem em conformação com a pesquisa científica, levou-se em conta a perspectiva pedagógica de Paulo Freire, visando diálogo, curiosidade, crítica e liberdade e amor pelo ensino. Aplicar o produto educacional, “historiasconectadas.com.br”, no IEMA – Unidade Vocacional Integrado Estado do Ceará, localizado no bairro da Coheb do Sacavém – para o 3º ano do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpq7.05.00.00-2 Históriapt_BR
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