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dc.creatorFigueiredo Filho, Evandro Abreu-
dc.date.accessioned2024-02-26T18:35:56Z-
dc.date.available2024-02-26-
dc.date.available2024-02-26T18:35:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFigueiredo Filho, Evandro Abreu. Literatura infantojuvenil e memória: uma análise das reminiscências infantis na obra Crônicas de menino de Marcos Fábio Belo Matos. São Luís,2022. 98 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2411-
dc.description.abstractThe book Chronicles of a Boy (2005), by Marcos Fábio Belo Matos (1972-), a writer from the state of Maranhão, discusses, among other issues, the childhood reminiscences experienced by the narrator. The narrative is presented in a light, goodhumored way and can enable the reader, both children and adults, to identify with some of the chapters in the book. The memories of a child are projected and serve as essential references, they are established in socially marked spaces, such as: school, church, home, and are always assisted by the family, because it is through the family that the images are transported. In this sense, this dissertation has the general objective of perceiving the spaces of cultural memory present in the narrative, in which passages of the narration these spaces transcend and elevate the culture of a certain social group, represented by the writer and his childish reminiscences. This research presents as a guiding question: "In what way the work Chronicles of a Boy is constituted as a place of cultural memory"? For the elaboration of this construct, it was used the bibliographical research having as foundation texts of renowned theorists connected to memory, such as: Paul Ricouer (2007), Maurice Halbwachs (2006) and Jan Assmann (2008). Thus, this study becomes relevant for showing that the narratives of the book Chronicles of a Boy (2005) bring individual, collective or cultural memories based on a nostalgia in which the individual comes into contact with his cultural identity through the places of memory, besides the uniqueness of the work chosen as the object of research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrônicas de Meninopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemória Culturalpt_BR
dc.subjectLugares de Memóriapt_BR
dc.subjectBoyhood Chroniclespt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectCultural Memorypt_BR
dc.subjectPlaces of Memorypt_BR
dc.titleLiteratura infantojuvenil e memória: uma análise das reminiscências infantis na obra Crônicas de menino de Marcos Fábio Belo Matospt_BR
dc.title.alternativeChildren's literature and memory: an analysis of children's reminiscences in the work Crônicas de boy by Marcos Fábio Belo Matospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8813385996646206pt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Solange Santana Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4146655251417443pt_BR
dc.contributor.referee1Lobato, Andrea Teresa Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8306517549650810pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Diógenes Buenos Aires de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2900846695607286pt_BR
dc.description.resumoA obra Crônicas de Menino (2005), do escritor maranhense Marcos Fábio Belo Matos (1972-), aborda, dentre outras questões, as reminiscências infantis vivenciadas pelo narrador. A narrativa apresenta-se de forma leve, bem-humorada e pode possibilitar ao leitor, tanto o público infantojuvenil quanto o adulto, a identificação com alguns dos capítulos presentes no livro. As recordações de uma criança são projetadas e servem como referências essenciais, elas se estabelecem em espaços marcados socialmente, como a escola, a igreja, a casa e são sempre assistidas pela família, pois é por intermédio desta que as imagens são transportadas. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo geral perceber os espaços de memória cultural presentes na narrativa, em quais passagens da narração esses espaços transcendem e elevam a cultura de um determinado grupo social, representado pelo escritor e suas reminiscências de infância. Esta pesquisa apresenta como questão norteadora: de que maneira a obra Crônicas de Menino (2005) se constitui como um lugar de memória cultural? Para a elaboração deste constructo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica tendo por alicerce textos de egrégios teóricos ligados à Memória, como Paul Ricouer (2007), Maurice Halbwachs (2006) e Jan Assmann (2008). Assim, este estudo torna-se relevante por mostrar que as narrativas do livro Crônicas de Menino (2005) trazem lembranças individuais, coletivas ou culturais pautadas num saudosismo em que o indivíduo entra em contato com a sua identidade cultural através dos lugares de memória, além do ineditismo da obra escolhida como objeto de pesquisapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações

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