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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2397
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sousa, Luzilene Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T18:25:35Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T18:25:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
dc.identifier.citation | Sousa, Luzilene Nunes de. Uma perspectiva do riso mediante a construção do cômico na obra O juiz de paz da roça de Martins Pena. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023. 150f. Orientador: Prof. Dr. José Henrique de Paula Borralho | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2397 | - |
dc.description.abstract | El objetivo de este trabajo es investigar una perspectiva de la risa a través de la construcción del comic en la obra O Juiz de Paz da Roça de Martins Pena, desde un punto de vista histórico y cómico, analizando el enfoque que el autor tiene para con la formación de la literatura nacional. En este sentido, el género cómico por excelencia de las elaboraciones dramáticas de la obra, son legados directos de un teatro popular, que permiten identificar los aspectos relevantes de la obra, además de estar vinculados a la configuración sociopolítica y económica de una sociedad nueva, una nación independiente. Para delimitar esta investigación, se realizó un estudio en línea con acervos bibliográficos y plataformas de información sobre la acción dramática del autor, contando con la fortuna crítica de teóricos como: Bergson (2018), Propp (1992), Magaldi (2001) entre otros, que hizo posible este trabajo. Es importante destacar que, la risa puede ser un medio eficaz de denuncia de costumbres consideradas menos aceptables por las convenciones sociales, morales y éticas, proporcionando visibilidad de las relaciones sociales y culturales de la sociedad brasileña, que analiza la construcción de significados. Esta posibilidad de investigar, analizar e identificar una construcción del teatro nacional con la ruptura de las formas clásicas, es posible a través de la obra mencionada, que tiene por logro el abandono de los viejos modelos para volver a la realidad brasileña, mostrándola de manera cómica, divertida, pero a la luz de la observación de lo real. Cabe mencionar que, la literatura se entrelaza con la memoria y la cultura de un movimiento artístico relacionado con la realidad, con la intención de observarla y de correlacionar los factores sociales caracterizados en la respectiva obra. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comédia de Costume | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Martins Pena | pt_BR |
dc.subject | Comedia de Costumbre | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Identidad | pt_BR |
dc.title | Uma perspectiva do riso mediante a construção do cômico na obra O juiz de paz da roça de Martins Pena | pt_BR |
dc.title.alternative | A perspective of laughter through the construction of the comic in the work The Justice of the Peace from the Martins Pena countryside | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | : http://lattes.cnpq.br/4530754095925642 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borralho, José Henrique de Paula | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3035097546855789 | pt_BR |
dc.description.resumo | O propósito deste trabalho é investigar uma perspectiva do riso mediante a construção do cômico na obra O Juiz de Paz da Roça de Martins Pena, do ponto de vista histórico e cômico, analisando a abordagem que é dada pelo autor na formação da literatura nacional. Nesse sentido, o gênero comédia, por excelência das elaborações dramáticas na obra são heranças diretas de um teatro popular, que possibilitam identificar os aspectos relevantes na referida obra, bem como, estarem ligados à configuração sociopolítica e econômica de uma nação recémindependente. Para delimitar esta pesquisa, fez-se um estudo em consonância com acervos bibliográficos e plataformas de informações sobre a ação dramática do autor, com a fortuna crítica de teóricos como: Bergson (2018), Propp (1992), Magaldi (2001) dentre outros, que se torna possível a elaboração deste trabalho. É importante frisar que, o riso pode ser um meio eficaz de denunciar costumes, considerados pouco aceitáveis pelas convenções sociais, moral e ética, proporcionando visibilidade das relações sociais e culturais da sociedade brasileira que analisa a construção de sentidos. Essa possibilidade de investigar, analisar e identificar uma construção do teatro nacional, com o rompimento das formas clássicas é possível, mediante a referida obra, que consegue abandonar os velhos modelos para se voltar a realidade brasileira, mostrando-a de forma cômica, engraçada, mas à luz da observação do real. Vale ressaltar que, a literatura está entrelaçada à memória e a cultura de um movimento artístico relacionado com a realidade, na pretensão de observá-la para correlacionar aos fatores sociais caracterizados na respectiva obra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.program | PPG1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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