Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Lamarck Souza Alcântara-
dc.date.accessioned2024-01-03T17:57:35Z-
dc.date.available2024-01-03-
dc.date.available2024-01-03T17:57:35Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationAraújo, Lamarck Souza Alcântara.Entre cliques e reminiscências: contribuições e possibilidades do documento fotográfico no ensino da história local de Barra do Corda/MA.105 f. Dissertação(Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023.-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/2367-
dc.description.abstractThis research presents and discusses the contributions of the use of photography through a didactic-methodological procedure for the teaching of the local history of Barra do Corda/MA, exemplified its application through the church-monument in the condition of place of memory of the conflict of Alto Alegre occurred in 1901. The study proposes to reflect on the ways that local history is manifested through photography as a historical source of information in an approach that obeys the particularities of the locality, instituting the informative capacity of the photographic document so capillary in modernity. Such understandings are fundamental for valuing memory and spaces that form a cultural and social identity that History as a school subject can effectively offer, in order to situate the student in his reality and in his place of coexistence. Furthermore, it seeks to encourage an active and dynamic learning methodology, using public and private imagery files that characterize social and historical aspects of the locality in which the students are inserted. The theoretical-methodological approach regarding imagery sources was contributed by several authors, such as: Mauad (1996), Kossoy (2007), Molina (2007), Belting (2014), Schwarcz (2014), among others. In addition, the authors Brandes (1994), Everton (2016), Carvalho (2017), Sarmento (2018), Silva (2020), Everton (2021), provided important discussions regarding the historical-cultural context in the formation of the municipality of Rope Bar. As an educational product/process, a digital guidebook was prepared with the didactic-methodological procedures in the use of photographic documents to guide the educational activity of the history teacher in basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.subjectBarra do Corda/MApt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectLocal historypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectPhotographspt_BR
dc.subjectBarra do Corda/MA ​pt_BR
dc.titleEntre cliques e reminiscências: Contribuições e possibilidades do documento fotográfico no ensino da história local de Barra do Corda/MApt_BR
dc.title.alternativeBetween clicks and reminiscences: Contributions and possibilities of photographic documents in teaching local history in Barra do Corda/MApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465729524368231pt_BR
dc.contributor.advisor1Pacheco Filho, Alan Kardec Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5884318897869167pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Marcos Vinicius de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0706355533898912pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Ana Lúcia Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783722596524788pt_BR
dc.contributor.referee4Barbosa, Viviane De Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa as contribuições do uso da fotografia através de um procedimento didático-metodológico para o ensino da história local, exemplificada sua aplicação por meio de um acervo fotográfico de cinco lugares de memória pertencentes ao município de Barra do Corda/MA. O estudo apresenta como a história local se manifesta por meio da fotografia enquanto fonte histórica de informação numa abordagem que obedeça às particularidades da localidade, instituindo a capacidade informativa do documento fotográfico tão capilar na modernidade. Tais compreensões são fundamentais para valorização da memória e dos espaços formadores de uma identidade cultural e social que a História enquanto componente curricular pode oferecer de forma efetiva, a fim de situar o estudante à sua realidade e seu lugar de convivência. Ademais, busca-se incentivar uma metodologia dinâmica de aprendizagem, utilizando-se de arquivos imagéticos públicos e privados que caracterize aspectos sociais e históricos da localidade no qual os estudantes estão inseridos. A abordagem teórico-metodológica a respeito das fontes imagéticas foi aportada por diversos autores, tais como: Mauad (1996), Kossoy (2007), Molina (2007), Belting (2014), Schwarcz (2014), dentre outros. Somado a isso, os autores Brandes (1994), Everton (2016), Carvalho (2017), Sarmento (2018), Silva (2020), Everton (2021), proporcionaram importantes análises no que tange ao contexto histórico-cultural na formação do município de Barra do Corda. Como produto/processo educacional foram elaboradas orientações didático-metodológicos no uso de documentos fotográficos para orientar a atividade educativa do professor de história na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lamarck Araújo - Dissertação (1)_1 - PDF - A.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto educacional Lamarck Araújo (1)_1 - PDF -A.pdf4.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.