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dc.contributor.authorNalini Mendes, Gomes-
dc.date.accessioned2023-08-07T19:54:06Z-
dc.date.available2023-08-07T19:54:06Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.identifier.otherCDU: D; 93/94:37.018.51-055.2-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2251-
dc.description90 f. Gomes, Nalini Mendes. Mulheres-Professoras: um estudo sobre vivências docentes na comunidade quilombola do Damásio. – São Luís, 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientadora: Prof.a Dr.a Tatiana Raquel Reis Silvapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado MULHERES-PROFESSORAS: um estudo sobre vivências docentes na comunidade quilombola do Damásio tem por objetivos analisar as vivências de mulheres docentes na comunidade quilombola do Damásio, no município de Guimarães; conhecer as memórias de mulheres professoras da comunidade; relatar sobre a contextualização histórico-social do quilombo do Damásio; compreender quais fatores influenciaram a escolha profissional de mulheres professoras em relação ao magistério; identificar a autopercepção destas mulheres professoras em relação às suas identidades enquanto mulheres, professoras e quilombolas e analisar como a formação educacional das mulheres professoras influenciaram a sua representatividade social na comunidade. Para a concretização desta pesquisa foram realizadas revisões bibliográficas acerca do objeto de estudo e visitas ao quilombo da comunidade do Damásio, situada no município de Guimarães, estado do Maranhão. Este estudo é realizado a partir dos pressupostos da Nova História que sustenta a escrita da história das mulheres, sendo assim, tem como enfoque metodológico a história oral, pois conta com métodos e técnicas importantes para o conhecimento das memórias das mulheres professoras quilombolas. Discorre-se, à luz das contribuições de autores, acerca das relações de gênero, identidade social das mulheres professoras quilombolas no cenário brasileiro, em especial no município de Guimarães, que, por meio das narrativas, ressignificam valores perdidos pelas ações corriqueiras construídas nas práticas educacionais e sociais as quais dificultam a reflexão e o desenvolvimento do processo das identidades. Portanto, retratar as memórias de mulheres professoras quilombolas contribui para o papel de afirmação da identidade social em sua comunidade. Tecer uma pesquisa que tenha como sujeito a mulher professora, dentro de uma comunidade quilombola do Maranhão, tornou-se uma relevância para os estudos étnicos raciais e, ainda, o combate contra o racismo que persiste na sociedade brasileira, fato que coloca as comunidades quilombolas em situação de bastante opressão, mas também de muita resistência. Trazendo como considerações o empoderamento da mulher frente as vivências em trabalhos significativos no seio social resultando, desta pesquisa, a proposta de um catálogo fotográfico para dar suporte às atividades docentespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectHistory Teaching. 2 women. 3. Quilombopt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.titleMulheres-Professoras: um estudo sobre vivências docentes na comunidade quilombola do Damásiopt_BR
dc.title.alternativeWomen-Teachers: a study on teaching experiences in the quilombola community of Damásiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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