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dc.contributor.authorPadilha, Maritania dos Santos-
dc.date.accessioned2023-05-17T19:15:18Z-
dc.date.available2023-05-17T19:15:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.otherCDU: D 376-056.263-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1859-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2022. Orientador: Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva.pt_BR
dc.description.abstractEnfocamos, neste estudo de natureza qualitativa, a problemática das práticas pedagógicas desenvolvidas na educação de surdos, a partir da valorização da diversidade linguística. Focalizamos o estudo no Centro de Ensino Doutor Getúlio Vargas, na cidade de Monção, Maranhão onde houve matrícula de estudantes surdos no Ensino Médio, nos anos de 2020 e 2021. O objetivo foi analisar as práticas pedagógicas realizadas na educação de surdos nas séries finais da Educação Básica para elaboração de uma proposta pedagógica inclusiva. Desse modo interessou-se investigar: 1) como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores estão sendo realizadas no sentido de contemplar as necessidades de todos os estudantes; 2) se o currículo proposto tem sofrido as adaptações necessárias a fim de que possa ser acessado por estudantes surdos; 3) as dificuldades que os professores têm enfrentado na educação de surdos. Compreendendo que a escola deve promover a socialização e aprendizagem desse público, a presente pesquisa visou responder ao seguinte questionamento: como tem sido realizada a escolarização de alunos surdos nas séries finais da Educação Básica? Refletimos acerca das questões voltadas à política para a educação de surdos e a inclusão desse público no processo educativo. No que se refere à metodologia utilizada, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, por pretender desenvolver uma pesquisa que fosse além da quantificação de dados, mas buscar compreender os aspectos e sujeitos envolvidos, intervindo no processo com o intuito de contribuir para o seu aperfeiçoamento. Como ferramenta para a coleta dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, gravadas, com os professores atuantes na sala regular e o professor instrutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras. A análise dos dados da pesquisa está pautada na perspectiva dialógica e discursiva do ensino e da linguagem, em Freire (1987), por este defender o diálogo como fator essencial na relação entre educador e educando, que direciona para uma educação baseada no respeito às diferenças e às características físicas e/ou humanas de todos os envolvidos. Entre os resultados obtidos destacamos que: 1) as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores estavam fundamentada na perspectiva ouvinte do ensino ao serem priorizadas metodologias que não contemplam as necessidades dos estudantes surdos; 2) a falta de conhecimento da Libras por parte dos professores dificulta a aprendizagem dos estudantes; 3) a carência da elaboração de um plano de ensino colaborativo inviabiliza a cooperação no trabalho educativo e impede o compartilhamento de estratégias potencializadoras da aprendizagem. Assim, tais resultados apontam para a necessidade de ser construída uma práxis pedagógica pautada na diversidade e valorização humana, que requer formação continuada de educadores com vistas a inclusão de todos aqueles que compõem o processo educativopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectDiversidade linguísticapt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas na educação de surdos nas séries finais da educação básicapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

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