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dc.contributor.authorFreitas, Thayane Nascimento-
dc.date.accessioned2023-05-03T17:10:22Z-
dc.date.available2023-05-03T17:10:22Z-
dc.date.issued2022-10-11-
dc.identifier.otherCDU: D 376-05.34-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1825-
dc.description115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientadora: Prof. Dra. Ivone das Dores de Jesus. Coorientador: Prof. Dr. Juscelino Francisco do Nascimento.pt_BR
dc.description.abstractCompreendemos o ato de avaliar como uma prática na atuação do docente, e a compreensão dela merece ser aprofundada, para verificar se esse instrumento avaliativo está contribuindo para o processo de ensino aprendizagem dos alunos e, nesse estudo, em questão, dos alunos surdos. Tendo como referencial autores como: Alvez (2010); Caldeira (2000); Fernandes (2007); Luckesi (2005;2006;2011); Santos e Paulino (2008); Strobel (2008). Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva -PROFEI, no campus da Universidade Estadual do Maranhão, e teve por objetivo geral analisar a avaliação da aprendizagem para o aluno surdo realizada pelos professores nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual da cidade de Teresina-PI. A pesquisa em evidência, tem uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, que foi desenvolvida em encontros presenciais e online na escola que os professores lecionam. O universo amostral é constituído por cinco professores dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola Estadual na cidade de Teresina-PI. Os dados foram gerados através de entrevistas semiestruturada e questionário à luz da Análise de conteúdo de Bardin (2011). Após análise dos dados, foi elaborado como produto educacional dessa pesquisa, um caderno pedagógico com propostas de avaliação inclusiva para alunos surdos em formato E-book. É perceptível notar que a falta de formação na área da Educação especial na perspectiva inclusiva, faz com que os professores não compreendam que a avaliação da aprendizagem possa ser um instrumento ou prática capaz de incluir o aluno surdo, fato que os tornam desconhecedores de avaliações inclusivas, oriundos da falta de formação continuada. Acreditamos que esta pesquisa fomentará ações reflexivas na construção de avaliações inclusivas e coerentes à necessidade do aluno surdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
dc.titleO aluno surdo: um estudo acerca da avaliação da aprendizagem na perspectiva inclusiva nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações

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