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dc.contributor.authorCastro, Joan Nogueira de-
dc.date.accessioned2023-04-26T14:05:22Z-
dc.date.available2023-04-26T14:05:22Z-
dc.date.issued2021-09-06-
dc.identifier.otherCDU: 64.031.3(812.1 Codó)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1813-
dc.description40 f. Artigo Científico (Graduação Bacharel em Ciências Contábeis) - Centro de Estudos Superiores de Codó, Universidade Estadual do Maranhão,Codó,2021. Orientadora: Profa. Ma. Karenn Patrícia Silva Siqueirapt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal analisar as práticas de educação financeira de docentes de Instituições de Ensino Superior públicas na gestão de suas finanças pessoais. Adicionalmente, foram estabelecidos alguns objetivos secundários: (i) identificar hábitos/costumes ligados a educação financeira nas diferentes fases de vida do indivíduo; (ii) verificar a aplicação da educação financeira nas decisões econômicas de consumo e investimento dos respondentes, (iii) evidenciar a autopercepção dos respondentes quanto ao perfil de investimentos. A partir da delimitação do escopo teórico da pesquisa são apresentadas literaturas seminais (D’AQUINO 2008, LUCCI ET AL. 2006, ASSAF NETO, 2012), além de estudos precedentes (MIRANDA, 2013; OLIVEIRA, 2012; CAVALCANTE, 2009; FERREIRA, 2015; NETO, 2014; ASSAF NETO, 2003) que discutem a temática. A abordagem metodológica está caracterizada como quantitativa e tem caráter descritivo, na qual optou-se pela realização de levantamento do tipo survey cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário eletrônico aplicado no período de junho a julho de 2021 através da plataforma google forms com uma amostra de 35 docentes das três IES com campus ativo no município de Codó. Os dados coletados em campo foram analisados por meio da estatística descritiva com o auxílio do software Excel versão 2013. Dentre os principais resultados, verificou se que o processo de aprendizagem sobre finanças pessoais nas diferentes fases da vida possibilita a condução independente do gerenciamento financeiro a partir da aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo das experiências vivenciadas nos diversos contextos que a Educação Financeira possa ser desenvolvidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectEducation-
dc.subjectFinance-
dc.subjectMarket-
dc.subjectInvestment-
dc.titleEducação Financeira: Uma Análise Sobre as Finanças Pessoais de Docentes do Ensino Superior na Cidade de Codópt_BR
dc.title.alternativeFinancial Education: An Analysis of the Personal Finances of Higher Education Teachers in the City of Codó-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Ciências Contabeis - Codó UEMA - Artigos

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