Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartinho, Mailson-
dc.date.accessioned2023-04-18T19:12:35Z-
dc.date.available2023-04-18T19:12:35Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.otherCDU: D 93/94:37(812.1)(093)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1795-
dc.description154 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luis, 2022. Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos.pt_BR
dc.description.abstractA História Local é uma abordagem histórica que se permite o trabalho com temáticas de espaços mais delimitados e, geralmente, próximos do educando, o que define o local como algo de enorme significância quando se pensa na formação do ser. Deste modo, a presente pesquisa tem como campo de estudo, o ensino de História Local na Rede Pública Municipal de Ensino de Zé Doca, e como objeto, os conteúdos ligados à história deste município e trabalhados pelos docentes dessa rede em suas aulas, bem como as fontes desses trabalhos em sala de aula. Em vista disso, o principal objetivo desta pesquisa é a análise das abordagens desenvolvidas acerca da história local do município de Zé Doca nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da reflexão dos conteúdos e as fontes que evidenciam a história desta cidade. Neste sentido, torna- se imprescindível o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas voltadas a reflexão de questões que se correlacionem com o conceito de História e de História Local, o Ensino de História e de História Local, bem como de fatos históricos ligados a cidade de Zé Doca, a partir da análise de textos já produzidos pela literatura, tais como artigos, teses, dissertações e outros textos impressos ou virtuais, bem como documentos oficiais e legislações, além de planos, projetos ou outros meios possíveis e produzidos pelos docentes e que possam comprovar o trabalho com temáticas locais. Assim também, parte deste estudo se volta a uma pesquisa de campo, a ser realizada com o intuito de levantar dados significantes para a pesquisa e a partir de realização de aplicação de questionários e entrevistas tanto com os docentes como com os discentes das escolas pesquisadas, bem como de moradores antigos e atuais da cidade de Zé Doca, para a produção do produto educacional que aqui se traz como proposição. A relevância desta temática está associada à importância que a História Local, e aqui de forma específica a história de Zé Doca, tem para a formação dos indivíduos, especialmente no que tange a compreensão histórica do mundo, dos processos e aspectos de formação identitários e da consciência histórica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectConteúdospt_BR
dc.subjectFontespt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectZé Docapt_BR
dc.titleO ensino da história local na rede pública municipal de Zé Doca: um olhar sobre os conteúdos trabalhados e suas fontes.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.