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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Linda Evelyn Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T16:58:40Z | - |
dc.date.available | 2023-04-17T16:58:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 371.671:7.071.1-055.25 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1787 | - |
dc.description | 139 f.; il. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luis, 2022. Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes | pt_BR |
dc.description.abstract | Os livros didáticos são lugares de memória, fazem parte da cultura escolar e imprimem nos(as) estudantes uma visão de mundo e uma perspectiva da história, contudo, o patrimônio cultural de determinados sujeitos ainda é ínfimo nesses materiais didáticos. Dentre esses sujeitos encontram-se as mulheres artistas, que não tiveram a legitimação e a difusão de suas produções nos espaços que salvaguardam a memória, lugares ainda marcados pela concepção de genialidade artística masculina, com isso, cabe a reflexão e questionamento sobre a lógica androcêntrica que ainda faz parte desses espaços. Essa lógica revela o modo como a experiência e o olhar do sujeito masculino são apontadas como experiências de todos os indivíduos, de forma hegemônica e universalizante. Isso atravessa a importância dada à intelectualidade feminina e o reconhecimento de suas experiências, saberes e memórias. Poucas mulheres conseguiram adentrar na História da Arte, apesar de terem produções dos mais diversos estilos, escolas e movimentos artísticos, o reconhecimento destas é ínfimo. Reconhecer estas diferenças históricas na representação dos gêneros significa contribuir para uma visão crítica da História, identificando os fatores sociais que fomentam a marginalização da prática artística feminina. Há a necessidade de um olhar mais atento às produções artísticas femininas, inserindo a mulher como um sujeito ativo na criação de arte e não apenas como objeto de arte. Nesse sentido, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar a representatividade das produções artísticas femininas nos livros didáticos a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) referente ao ano de 2020, pois configura um segmento importante na análise das relações de gênero na História. Para isso, foi utilizada a metodologia bibliográfica a partir do levantamento de referências teóricas e a análise documental. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Mulheres artistas | pt_BR |
dc.subject | Sub-representação | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | - |
dc.subject | Women artists | - |
dc.subject | Underrepresentation | - |
dc.subject | Didatic books | - |
dc.title | A sub-representação das mulheres artistas em livros didáticos de história (PNLD 2020) | pt_BR |
dc.title.alternative | The underrepresentation of women artists in history textbooks (PNLD 2020) | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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