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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1718
Título: | As práticas de ensino de literatura em escolas estaduais de Zé Doca – MA |
Título(s) alternativo(s): | Literature teaching practices in state schools in Zé Doca – MA |
Autor(es): | Aires, Joelma Machado Araújo, Lucenilde Peixoto de Nascimento, Paula da Silva |
Data do documento: | 2023-01-17 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo uma reflexão a respeito do ensino da literatura no contexto escolar com ênfase no ensino médio, com intuito de apresentar as possíveis dificuldades na utilização do ensino de literatura, buscando saber se sua finalidade vem sendo abordada de maneira eficaz e de forma que o assunto repassado seja assimilado e o aluno crie laços permanentes com o habito da leitura. Os métodos utilizados para a construção deste trabalho foram baseados na pesquisa bibliográfico de cunho qualitativo e na construção de questionários de caráter qualitativa com o intuito de apresentar uma realidade e fatos condizentes com objetivo idealizado nessa pesquisa, assim, visando a melhor maneira de explanar o assunto desejado. A pesquisa bibliográfica foi utilizada com o desejo de obter um maior embasamento e o aprofundamento sobre o assunto em questão. Esta pesquisa foi feita a partir do questionário sobre a literatura no Ensino Médio, a abordagem na sala de aula, é necessária, pois é por meio dele que podemos conhecer e compreender o mundo em que vivemos, e a realidade dos alunos dentro da sala de aula e vermos o quanto eles estudam sobre ela. Por meio do método bibliográfico foi possível a obtenção de informações concisas e relevantes para a pesquisa, assim podemos observar e avaliar o aluno através de dados coletados dentro da sala de aula. Averiguando se o manuseio e exposição do conteúdo é feito de forma eficiente e sem métodos obsoletos como a fixação. Como base teórica foi usado estudos de autores como: Zilberman (1988), Galvão e Silva (2017), Costa (2022). Os autores habilidosos e notáveis da literatura descendem do Maranhão, são os responsáveis pelo destaque de estar entre os estados que contribuíram para o início da literatura no Brasil. A literatura tem o poder de inspirar e direcionar o leitor, é também um meio de compreender como viviam as pessoas em outras épocas, proporciona entretenimento e diversão, traz à tona emoções e a curiosidade para entender os mistérios existentes nos textos, enriquece o vocabulário pois a linguagem e cultura que provém dos livros é abundante. E mesmo com toda fascinação que nos envolve, ainda é possível encontrar problemas que atrasam o seu desenvolvimento, que retrocedem na ampliação da literatura maranhense no ensino médio, seu estudo tem sido insatisfatório e quase nunca é mencionado. Utilizar a literatura como recurso que oportuniza conhecer o que houve em um tempo longínquo, ocasiona situações em que a literatura aborda temas importantes para a sociedade, que contém lições que possibilitam e provocam mudança de opinião e comportamento |
Palavras-chave: | Literatura Educação - Aluno Educação - Maranhão Literature Education - Student Education - Maranhão |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias |
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TCC. JOELMA; LUCENILDE E PAULA_1 PDF-A.pdf | PDF A | 452.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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