Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1717
Título: | Leitura na sala de aula: uma perspectiva literária na Escola Municipal Silvestre Fernandes Rocha |
Título(s) alternativo(s): | Reading in the classroom: a literary perspective at Escola Municipal Silvestre Fernandes Rocha |
Autor(es): | Frota, Cleoneide Teixeira Silva da Silva, Edicielma Carvalho Leite Martins, Vanes Lima Fernandes |
Data do documento: | 2023-01-17 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Esta pesquisa propõe um estudo cujo título é LEITURA NA SALA DE AULA: Uma Perspectiva Literária na Escola Municipal Silvestre Fernandes Rocha. Dessa forma, o objetivo geral é oferecer recursos que possam auxiliar na aprendizagem no campo da literatura e incentivando, no ambiente escolar, o hábito da leitura literária no 8º e 9º ano do ensino fundamental II. Esta pesquisa apresenta metodologia qualitativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, para que uma possa complementar a outra e, juntas, possam contribuir para uma visão mais ampla da questão proposta, uma vez que o ponto fundamental é assimilar o porquê de a leitura literária ser trabalhada de forma limitada nas séries de Ensino Fundamental. Para compor o corpo estrutural e responder ao objetivo investigado, a pesquisa contou com uma investigação junto a professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental na referida escola de ensino público municipal, localizada na cidade de Zé Doca – MA, com total de 52 alunos nesses dois anos de ensino. Após o questionário de caráter qualitativo, abordamos concepções de autores e críticos literários para enfatizar a base central de toda as afirmações. Os resultados obtidos por meios deste estudo mostram que os alunos gostam da prática de leitura, mas é fundamental que se trabalhem textos interessantes para eles e que tenham significados em suas vidas |
Resumo: | This research proposes a study whose title is READING IN THE CLASSROOM: A Literary Perspective at the Municipal School Silvestre Fernandes Rocha. In this way, the general objective is to offer resources that can help in learning in the field of literature and encouraging, in the school environment, the habit of literary reading in the 8th and 9th grade of elementary school II. This research presents qualitative methodology, bibliographic research and field research, so that one can complement the other and, together, can contribute to a broader view of the proposed question, since the fundamental point is to assimilate why literary reading is worked in a limited way in the Elementary School grades. To compose the structural body and respond to the investigated objective, the research included an investigation with teachers of the 8th and 9th grade of elementary school in the aforementioned municipal public school, located in the city of Zé Doca - MA, with a total of 52 students in these two years of teaching. After the qualitative questionnaire, we approached conceptions of authors and literary critics to emphasize the central basis of all statements. The results obtained through this study show that students enjoy the practice of reading, but it is essential to work with texts that are interesting to them and that have meaning in their lives |
Palavras-chave: | Leitura literária Leitura - Hábito Aprendizagem Literary reading Reading - Habit Learning |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- CLEONEIDE; EDICELMA E VANES_1 PDF-A.pdf | PDF A | 594.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.