Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBispo, Tomas de Sousa-
dc.date.accessioned2023-02-03T17:45:40Z-
dc.date.available2023-02-03T17:45:40Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.otherCDU: M 5:[37.018.43:616-036.21]-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1708-
dc.descriptionBISPO, Tomas de Sousa. O ensino remoto e o uso das plataformas digitais por professores de ciências/biologia durante a pandemia da Covid-19: uma revisão bibliográfica. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1708pt_BR
dc.description.abstractDesde o surgimento da tecnologia, a mesma vem ganhando espaço em diversas áreas, possibilitando sua integração em nosso cotidiano e proporcionando o acesso e compartilhamento de informações de forma rápida e segura. Muito tem se discutido sobre a sua participação no processo de ensino aprendizagem, quando utilizada de forma correta pode ser uma ferramenta essencial para auxiliar os professores e instigar os alunos na busca por conhecimento. No entanto, com a chegada da Pandemia da Covid 19, as metodologias de ensino das escolas mudaram de forma brusca sendo necessário a implementação das ferramentas digitais durante as aulas remotas. Nesse contexto, este trabalho realizou um estudo na bibliografia vigente, à fim de conhecer as plataformas utilizadas pelos professores de Biologia/Ciências para dar continuidade no ensino, através do formato. A pesquisa foi realizada com base nos trabalhos encontrados no Google Scholar, utilizando os seguintes termos: Mídias Digitais; Ensino Remoto; Biologia/Ciências; Covid-19; Google Meet. Após a etapa de filtragem dos trabalhos, restaram 20 artigos que fizeram parte da amostra. Os dados obtidos demonstram que o Google Meet foi a plataforma que mais obteve destaque no ensino remoto, seguido da implementação das redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram e etc). Youtube e Google Classroom ficaram logo atrás. Pode se evidenciar que as plataformas relacionadas com a multinacional Google foram objeto de escolha principal. Essa escolha pode estar relacionada pelo fácil acesso e/ou por estarem disponíveis de forma gratuita sendo implementadas nas aulas pelos professorespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPlataformaspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid 19-
dc.subjectFerramentas digitais-
dc.subjectGoogle Scholar-
dc.subjectRedes sociais-
dc.subjectRemote learning-
dc.subjectPlatforms-
dc.subjectPandemic-
dc.subjectDigital tools-
dc.subjectSocial media-
dc.titleO ensino remoto e o uso das plataformas digitais por professores de ciências/biologia durante a pandemia da Covid-19: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.title.alternativeRemote teaching and the use of digital platforms by science/biology teachers during the Covid-19 pandemic: a literature review-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - TOMAS BISPO - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UEMA CAMPUS ZÉ DOCA 2023.pdfPDF - A1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.