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dc.contributor.authorGarcia, Jonas Lima-
dc.date.accessioned2023-02-03T17:01:16Z-
dc.date.available2023-02-03T17:01:16Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1707-
dc.descriptionGARCIA, Jonas Lima. Macrofungos: O uso de modelos didáticos para melhorar o processo ensino-aprendizagem. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1707pt_BR
dc.description.abstractMycology is the science that studies fungi, and the teaching of the subject is complex and difficult to understand for most students, in addition to the subject being worked on in elementary schools in a traditional and expositive way, thus making partial learning and thus disfavoring the effective construction of knowledge. In this sense, didactic resources are important instruments to facilitate students' learning in content. Thus, the research aimed to develop didactic models of Macrofungi in elementary education for a better understanding of the students regarding the content. Since the teaching of the Fungi Kingdom is a subject that is difficult to understand and also little seen in elementary school. It was possible to note that traditional teaching is still very common in classrooms, despite the efforts of teachers to make classes more interactive and that, even with the lack of a science laboratory and available materials, they try to innovate. in their classes, thus making the classes more dynamic and interactive. Taking into account that didactic models are considered attractive and pleasant and students can observe contents that are often abstract, didactic models can provide better, more meaningful and fun learning, thus awakening greater involvement in content and science. There are numerous effective methodological practices that can be used by teachers in the classroom, it is also clear that science classes, when taught theoretically without the aid of methodological practices, do not favor the student's interest in the content, from then on there is a feeling of great need to introduce didactic models and practical classes in science.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectMicologiapt_BR
dc.subjectModelos didáticospt_BR
dc.subjectMacrofungos-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.subjectReino fungi-
dc.subjectTeaching-
dc.subjectMycology-
dc.subjectDidactic models-
dc.subjectMacrofungi-
dc.subjectElementary school-
dc.subjectFungi kingdom-
dc.subjectEnsino do Reino Fungipt_BR
dc.subjectReino Fungi - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teaching-
dc.subjectTeaching resources - science teaching-
dc.titleMacrofungos: O uso de modelos didáticos para melhorar o processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeMacrofungi: The use of didactic models to improve the teaching-learning process-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Regigláucia Rodrigues dept_BR
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3916-3686-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4302282411820382pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça. Rakel Gomespt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Fábia Natiane Guimarães da Silvapt_BR
dc.description.resumoA Micologia é a ciência que estuda os fungos, sendo o ensino do tema complexo e de difícil compreensão pela maioria dos estudantes, além do tema ser trabalhado nas escolas de ensino fundamental de forma tradicional e expositiva, tornando assim a aprendizagem parcial e desfavorecendo assim a efetiva construção do conhecimento. Nesse sentido, os recursos didáticos são instrumentos importantes para facilitar a aprendizagem dos discentes no conteúdo. Assim, a pesquisa teve como objetivo elaborar modelos didáticos de Macrofungos no ensino fundamental para uma melhor compreensão dos alunos a respeito do conteúdo. Já que o ensino do Reino Fungi, é um assunto de difícil compreensão e também pouco visto no ensino fundamental. Foi possível notar, que o ensino tradicional, ainda é muito frequente nas salas de aulas, apesar dos esforços dos professores para tornar as aulas mais interativas e que, mesmo com a falta de laboratório de ciência, e de materiais disponíveis, os mesmos tentam inovar em suas aulas, tornando assim as aulas mais dinâmicas e interativas. Levando em consideração que os modelos didáticos, são considerados atrativos e agradáveis e os alunos podem observar conteúdos que muitas vezes são abstratos, os modelos didáticos podem proporcionar uma melhor aprendizagem mais significativa e divertida, despertando assim um maior envolvimento pelo conteúdo e pela ciência. Existem inúmeras práticas metodológicas eficazes que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, percebe-se ainda que as aulas de ciências quando ministradas teoricamente sem o auxílio de práticas metodológicas não favorece o interesse do aluno no conteúdo, a partir daí sente-se uma grande necessidade de introduzir os modelos didáticos e as aulas práticas na disciplina de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Estudos Superiores de Zé Docapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

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