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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Renata Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T17:04:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-26T17:04:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-23 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1699 | - |
dc.description | 181 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2019. Orientadora: Profa. Dra. Márcia Milena Galdez Ferreira. Acompanha produto educacional: "Cobra grande história e educação" | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como proposta indicar, baseado na análise da obra cinematográfica ficcional O Abraço da Serpente (2016), do diretor colombiano Ciro Guerra, de que forma a obra pode auxiliar nas discussões sobre a mudança nas representações acerca das identidades étnicas na América Latina, bem como a oposição entre os pressupostos epistemológicos euro centrados e as emergências étnicas nos contextos pós-coloniais. Tendo como pano de fundo da narrativa o tema do choque de culturas e o histórico de contato entre viajantes e pesquisadores estrangeiros e os povos nativos amazônicos, em inícios do século XX, e partindo de uma noção de perspectivismo ameríndio, buscamos compreender como as cosmovisões dos povos indígenas do noroeste amazônico representados no filme, partem de relações ontológicas específicas distanciadas da oposição homem/cultura versus natureza, além de refletir sobre o amplo debate acerca da produção do conhecimento entre universos epistemológicos antagônicos, fundamentado em um referencial teórico decolonial. A partir da proposta de criação de um blog, construído com o resultado dos exames aqui realizados, como produto e recurso pedagógico de uso para o aperfeiçoamento e formação continuada do professor de história da educação básica para o trabalho da temática indígena em sala de aula, pretendemos que tais reflexões contribuam com uma educação para as relações étnico-raciais, visando o respeito à alteridade, assim como a utilização do cinema como meio para a implementação do ensino da história e cultura indígena circunscrita à determinação da lei N.º 11.645/2008 em uma perspectiva pluriétnica e intercultural | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História Indígena | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | El Abrazo de La Serpiente: o cinema e o ensino de história e cultura indígena em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 93/94:791.52(=1-82) | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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