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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrazão, Gilcimara Costa-
dc.date.accessioned2023-01-10T17:22:18Z-
dc.date.available2023-01-10T17:22:18Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDU: D 821.111(669.1)-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1668-
dc.description95 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Gilberto Freire de Santanapt_BR
dc.description.abstractSeja por meio do resgate de suas memórias ou recriando literariamente os relatos dos que testemunharam ou do que foi testemunhado por outros, os escritores africanos contemporâneos constroem suas narrativas situando-as no contexto dos grandes marcos históricos de suas respectivas nações. Meio Sol Amarelo (2008) de Chimamanda Ngozi Adichie elege a Nigéria como palco de uma narrativa que reconstrói a guerra de secessão de Biafra. Classificada como pós-colonialista, essa obra traz, como marca, o retrato da vida cotidiana dos civis. A obra apresenta três personagens principais: Olanna, Ugwu e Richard, sujeitos que se moldam, em prol de uma nação imaginada, na medida em que a guerra avança. Busca-se, neste trabalho, compreender o processo de criação desses personagens por meio da análise, sob a perspectiva da crítica literária, dos discursos transmitidos na referida obra. Neste sentido, percebeu-se necessário uma abordagem dos estudos sobre “dialogismo” do pensador russo Mikhail Bakhtin (2015) além das contribuições de outros autores como: Julia Kristeva (2012), Frye (2006), Antoine Compagnon (2010), Ana Maria Mafalda Leite (2014) sobre o conceito de personagens e teoria literária. Insere-se, também, nesta pesquisa, os estudos sobre o pós-colonialismo feitos por Ashcroft (2012), Fanon (2008), Kwame Anthony Appiah (2010) e as noções sobre identidade e diferença geradas com o surgimento do pós-estruturalismo, discutidos por Michael Peters (2010) e Stuart Hall (2016). Entende-se que a discussão referente ao dialogismo permite diversas abordagens, e é nesse sentido que, em Meio Sol Amarelo, é possível perceber o posicionamento ideológico dos personagens centrais entrando em conflito com o universo heterodiscursivo da obrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectIdentidade - Diferençapt_BR
dc.subjectChimamanda Adichiept_BR
dc.titleA construção dialógica dos personagens em “Meio Sol Amarelo” de Chimamanda Adichiept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações

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