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dc.contributor.authorMendes, Reneé Lucian Rodriggo Lima-
dc.date.accessioned2022-11-23T17:05:42Z-
dc.date.available2022-11-23T17:05:42Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.otherCDU: M 51-7:2-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1637-
dc.description46 f. Monografia (Graduação Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Me. Francisco Pinto Lima.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é sobre as linguagens, mas com foco no papel privilegiado que a matemática tem na habilidade humana de comunicar. Em considerando a relação entre matemática e religião, o problema que se estabelece é saber como a linguagem matemática conduz através da ciência e leva a questões sobre uma realidade maior chamada realidade metafísica que geralmente se aborda no contexto da filosofia e da religião. A hipótese que se laça é que a linguagem da matemática detém um status privilegiado nos assuntos humanos. É uma espécie de linguagem pública que permite, da melhor maneira possível, buscar a objetividade e a certeza. É mais do que isso também. A matemática manifesta seu conhecimento entre os extremos do absoluto e do nada. Ajuda a navegar entre a tendência a ser subjetivo ou niilista e a tendência a ser excessivamente confiante e dogmático. A matemática mostra que existem certezas - incluindo um tipo de lógica que torna as línguas naturais possíveis – mas também existe incompletude e abertura. O objetivo geral é compreender os sinais e símbolos da matemática e da religião, e os específicos são definir as três linguagens básicas: matemática, empírica e religiosa, explicar a semântica das três linguagens e analisar de que maneiras as questões metafísicas se tornaram mais importantes à medida que a cultura humana se torna mais científica. A metodologia está apoiada em leituras de livros e também de obras de divulgação, isto é, as que objetivam proporcionar conhecimentos científicos ou técnicos. Esta é uma pesquisa qualitativa, histórico- bibliográfica e com uma abordagem histórico-dialética. De fato, desde o século XVII, a ciência moderna desenvolveu metodologias que têm um valor em si mesmas. São métodos e metodologias que, embora em alguns aspectos tenham apenas um valor relativo, precisam ser respeitados e levados em consideração. A ciência olha a realidade a partir de sua própria autonomia metodológica. A religião olha para isso a partir de uma abordagem mais global e inclusiva.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleMatemática e religião: uma leitura em Javier Leachpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

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