Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vidal, Carlos Andre Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T16:55:21Z | - |
dc.date.available | 2022-11-23T16:55:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 514.114:373.5(812.1) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1635 | - |
dc.description | 122 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Me. Antônio Magno Barros. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta proposta pedagógica decorre de uma pesquisa que teve a sua gênese a partir da detecção de um dos grandes problemas desafiadores das escolas na atualidade, a busca por novas metodologias pedagógico-didáticas que atendam às necessidades da sociedade contemporânea e que possam contribuir com a diminuição dos problemas apresentados na educação do país. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública estadual do município de São Luís - MA cujo interesse foi investigar a eficácia do uso de materiais concretos para o ensino de Geometria Espacial. Considerando-se que o aprendizado dos conteúdos matemáticos não se restringe apenas em lidar com conhecimentos abstratos, partimos da hipótese de que outros conhecimentos, como os concretos e interativos, podem ser mais eficazes para lidar com tais sutilezas. O uso de material concreto no ensino de Geometria Espacial é um dos muitos métodos de ensino; tratando-se de conhecimentos Geométricos, em todas as direções que você olhar, haverá uma figura espacial ou sua representação fazendo jus a esse entendimento. Essa proposta pedagógica buscou compreender as possibilidades e os reflexos que o uso dos materiais concretos podem trazer para o ensino de Geometria Espacial. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos do 3° ano do ensino médio em uma escola pública situada nesta cidade. Dessa forma, o ensino da Geometria Espacial foi conduzido de uma maneira mais diferenciada e atrativa, assegurando aos alunos um ensino mais eficaz, tendo como metodologia a confecção e manipulação de sólidos geométricos, proporcionando um ensino mais acessível e menos abstrato, com uma prática contextualizada e articulada com conceitos, leis e fórmulas matemáticas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Espacial | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Laboratório | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Materiais | pt_BR |
dc.subject | Manipuláveis | pt_BR |
dc.subject | Sólidos | pt_BR |
dc.title | Uma proposta pedagógica com materiais concretos para o ensino de geometria espacial com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do estado do Maranhão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DEFINITO CARLOS VIDAL.pdf | 17.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.