Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Jacquicilene de Jesus Mattos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T16:44:09Z | - |
dc.date.available | 2022-11-23T16:44:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 51:37(091) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1634 | - |
dc.description | 44 f. Monografia (Graduação Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Me. Francisco Pinto Lima. | pt_BR |
dc.description.abstract | A matemática é usada desde os primórdios como forma de resolver problemas pré-existentes. A história da matemática é um objeto de estudo investigativo, cheio de origens e descobertas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um levantamento sobre os desdobramentos da historicidade matemática, discutindo sua importância para professores e alunos, identificar sua utilização por professores em sala de aula e verificar a relação entre o processo de ensino dos professores e o desempenho escolar dos alunos na disciplina de matemática. Nesse estudo foi utilizado como metodologia a abordagem qualitativa, haja visto que o recurso metodológico mais adequado a esse tipo de análise é o levantamento bibliográfico com a intenção de identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos do trabalho. Definiu-se como ponto de partida uma pesquisa bibliográfica através da aplicação de um questionário online a professores de matemática de escolas públicas e privadas com a ferramenta Google Forms. Percebeu-se através desta pesquisa que a história da matemática tem influência na metodologia de ensino-aprendizagem que varia com diversos fatores. A pesquisa apontou que quanto mais habilidades o professor de matemática tiver em transmitir o conteúdo em sala de aula, mais alunos se interessarão em optar por essa. Todos os professores consideram importante a história, mas poucos são os que a utilizam nos planos de aula por alegarem falta de conhecimento. Sabendo da grande importância da história da matemática no processo de ensino-aprendizagem, propõe-se dar continuidade à pesquisa focando em como utilizá-la de maneira eficiente para obter resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Recurso metodológico | pt_BR |
dc.title | A importância da história da matemática e seus precursores no processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Final.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.