Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Jacquicilene de Jesus Mattos-
dc.date.accessioned2022-11-23T16:44:09Z-
dc.date.available2022-11-23T16:44:09Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.otherCDU: M 51:37(091)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1634-
dc.description44 f. Monografia (Graduação Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Me. Francisco Pinto Lima.pt_BR
dc.description.abstractA matemática é usada desde os primórdios como forma de resolver problemas pré-existentes. A história da matemática é um objeto de estudo investigativo, cheio de origens e descobertas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um levantamento sobre os desdobramentos da historicidade matemática, discutindo sua importância para professores e alunos, identificar sua utilização por professores em sala de aula e verificar a relação entre o processo de ensino dos professores e o desempenho escolar dos alunos na disciplina de matemática. Nesse estudo foi utilizado como metodologia a abordagem qualitativa, haja visto que o recurso metodológico mais adequado a esse tipo de análise é o levantamento bibliográfico com a intenção de identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos do trabalho. Definiu-se como ponto de partida uma pesquisa bibliográfica através da aplicação de um questionário online a professores de matemática de escolas públicas e privadas com a ferramenta Google Forms. Percebeu-se através desta pesquisa que a história da matemática tem influência na metodologia de ensino-aprendizagem que varia com diversos fatores. A pesquisa apontou que quanto mais habilidades o professor de matemática tiver em transmitir o conteúdo em sala de aula, mais alunos se interessarão em optar por essa. Todos os professores consideram importante a história, mas poucos são os que a utilizam nos planos de aula por alegarem falta de conhecimento. Sabendo da grande importância da história da matemática no processo de ensino-aprendizagem, propõe-se dar continuidade à pesquisa focando em como utilizá-la de maneira eficiente para obter resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectRecurso metodológicopt_BR
dc.titleA importância da história da matemática e seus precursores no processo de ensino - aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Final.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.