Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Passos, Emanuelle Cardoso; Silva, Karlene Farias; Silva, Luana Diniz da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T19:25:20Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T19:25:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 51:376-056.263 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1632 | - |
dc.description | 85 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientadora: Profa. Ma. Sílvia Cleide Piquiá dos Santos. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de aproximar o aluno surdo no processo de ensino-aprendizagem com a disciplina de matemática. Nessa perspectiva, trabalho foi planejado com o propósito de promover o ensino de triângulos para surdos de forma mais atrativa, usando como metodologia educacional um jogo online. Para isso, escolhemos desenvolver três sequências didáticas sobre o conteúdo de triângulos, utilizando o tangram e jogos on-line como tecnologia assistiva (TA). O tangram é um quebra-cabeça chinês, um jogo onde tem por composição sete peças, que por sua vez são formas geométricas distintas, que auxilia os alunos a aprenderem de forma prazerosa e criativa. Analisamos também o panorama da educação inclusiva e bilíngue no Brasil para adequar as estratégias a visualidade cultural das pessoas com surdez. A pesquisa foi bibliográfica da qual apresentamos uma proposta pedagógica para alunos surdos do ensino fundamental, que poderá ser aplicada tanto numa escola bilíngue quanto numa escola inclusiva. A proposta contém uma oficina de Tangram com uso de sequências didáticas abordando as formas geométricas, conceito, classificação e semelhança de triângulos, tudo baseado na aplicação do tangram com o uso de TA. Os jogos on-line foram usados como tecnologia assistiva com a finalidade de alcançar bons resultados não só para alunos surdos, mas também para as dificuldades em aprender temas específicos da matemática. O trabalho é fundamentado nos autores: (CAMPELO e REZENDE, 2014); (CAPOVILLA, 2000); (GIOVANNI e CASTRUCCI, 2018); (LOPES e VEIGA-NETO, 2011) e (LUCAS, 2010). | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Tangram | pt_BR |
dc.title | Tecnologia assisitiva para ensino de matemática para surdos: o uso de Tangram como ferramenta didática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia-TCC-Emanuelle_Karlene_Luana (1).pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.