Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1582
Título: | O Ensino de História em Diálogo com a Literatura de Josué Montello: a interlocução com a obra Noite Sobre Alcântara na Educação Básica |
Autor(es): | Sousa, Nácia Lopes Nolêto |
Data do documento: | 2020-06-11 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Este trabalho buscou estabelecer um diálogo entre a História e a Literatura no ensino da História na Educação Básica (Nível Médio). Delimitamos para esta pesquisa a História do Maranhão do século XIX e a obra Noite Sobre Alcântara de Josué Montello. Por meio desta interdisciplinaridade, traçamos uma interlocução que nos propiciou perceber que a Literatura enquanto arte nos permite diminuir distâncias entre realidades, entre tempos, dialogando com os sentimentos de uma época, enriquecendo e ampliando o leque de percepções em seus imaginários sociais. Em uma prática interdisciplinar, o ensino de História do Maranhão é enriquecido com alegorias e metáforas que são próprias da linguagem literária, mas que muito contribuem para o enriquecimento do ensino de História na sala de aula. Nesta perspectiva, para fundamentar nosso trabalho, traçamos uma discussão em torno da relação histórica que se constitui entre a História e a Literatura e algumas possibilidades de relacionamento entre estas disciplinas considerando para tanto, o movimento que a Teoria Literária e a Teoria da História vêm vivenciando desde o século XX até os dias atuais a partir de autores que mais recentemente têm debatido sobre esta temática, tais como Benjamin, Chartier, Certeau, Ricoeur, White, Compagnon, Williams, Koselleck, dentre outros. Também é dada atenção ao momento histórico e literário, tanto maranhense, quanto o brasileiro, em que Josué Montello amadurece enquanto escritor, assim como ao que esteve inserido na segunda metade do século XX, quando escreve a obra Noite Sobre Alcântara e tece grande parte de sua produção, com o objetivo de compreender a obra romanesca Montelliana em seu conjunto, nos possibilitando enxergá-la sob vários ângulos e compreender os discursos e visões então constituídas. A partir desses referenciais, buscamos perceber como o cotidiano da cidade de Alcântara se configura no romance de Montello, buscando relacioná-lo com a História do Maranhão no século XIX e pensando possibilidades de dialogar com a Noite Sobre Alcântara construindo possibilidades de uma prática de ensino interdisciplinar. Para tanto, pensamos nesta interlocução do romance com o tema transversal Educação Patrimonial, em que procuramos valorizar os patrimônios guardados e imortalizados na obra. Desenvolvendo a interlocução entre a História, a Literatura e o Ensino História construíram um diálogo entre os aspectos culturais e as sociabilidades então presentes neste romance com a História do Maranhão no século XIX, compreendendo a dilatação do território do historiador a partir da perspectiva da Nova História Cultural. |
Palavras-chave: | Ensino de História Literatura Noite Sobre Alcântara Maranhão |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nácia Dissertação.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Nácia - Produto.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.