Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1577
Título: | A História da América Latina na sala de aula: apontamentos críticos e propostas didáticas |
Autor(es): | Silva, Adriana Santos |
Data do documento: | 2020-07-28 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | O presente trabalho visa elaborar um diagnóstico sobre a abordagem do Ensino de História da América Latina em escolas de nível médio pertencentes à rede estadual de Ensino Básico de São Luís/Maranhão. Problematiza-se o lugar que a História da América Latina ocupa dentro do Ensino de História e quais as repercussões disto nas representações, concepções e visões de América Latina que os alunos assumem. Para tanto, tomaremos como fontes o currículo escolar, especificamente as Diretrizes Curriculares do Maranhão e livros didáticos adotados em três escolas em particular: Centro de Ensino Paulo VI (Colégio Aplicação da Universidade Estadual do Maranhão), do Liceu Maranhense e do Centro de Ensino João Lisboa. Nosso objetivo é demostrar os limites e possibilidades de aprofundamento mais consistente do estudo sobre o tema. Os resultados obtidos viabilizaram a fundamentação e elaboração de um material destinado aos docentes com propostas de sequências didáticas pautadas em obras cinematográficas sobre as Ditaduras Militares brasileira, argentina e chilena, articuladas pela perspectiva da História Comparada/Conectada. Espera-se que o material sirva de parâmetro para uma abordagem adequada da História da América Latina, que possa servir de referência na formação de professores. |
Palavras-chave: | Ensino de história América latina Sequências didáticas |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL ADRIANA SANTOS.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PRODUTO EDUCACIONAL ADRIANA SANTOS .pdf | 827.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.