Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1577
Título: A História da América Latina na sala de aula: apontamentos críticos e propostas didáticas
Autor(es): Silva, Adriana Santos
Data do documento: 2020-07-28
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho visa elaborar um diagnóstico sobre a abordagem do Ensino de História da América Latina em escolas de nível médio pertencentes à rede estadual de Ensino Básico de São Luís/Maranhão. Problematiza-se o lugar que a História da América Latina ocupa dentro do Ensino de História e quais as repercussões disto nas representações, concepções e visões de América Latina que os alunos assumem. Para tanto, tomaremos como fontes o currículo escolar, especificamente as Diretrizes Curriculares do Maranhão e livros didáticos adotados em três escolas em particular: Centro de Ensino Paulo VI (Colégio Aplicação da Universidade Estadual do Maranhão), do Liceu Maranhense e do Centro de Ensino João Lisboa. Nosso objetivo é demostrar os limites e possibilidades de aprofundamento mais consistente do estudo sobre o tema. Os resultados obtidos viabilizaram a fundamentação e elaboração de um material destinado aos docentes com propostas de sequências didáticas pautadas em obras cinematográficas sobre as Ditaduras Militares brasileira, argentina e chilena, articuladas pela perspectiva da História Comparada/Conectada. Espera-se que o material sirva de parâmetro para uma abordagem adequada da História da América Latina, que possa servir de referência na formação de professores.
Palavras-chave: Ensino de história
América latina
Sequências didáticas
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL ADRIANA SANTOS.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL ADRIANA SANTOS .pdf827.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.