Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1493
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Wemelly Lôide Silva do | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T17:03:38Z | - |
dc.date.available | 2022-09-21T17:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 51-8 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1493 | - |
dc.description | 44 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,Balsas, 2022. Orientadora: Profa. Dra. Lusitonia da Silva Leite. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou investigar a importância dos jogos e brincadeiras para construção do conhecimento matemático no primeiro ano do ensino fundamental. O trabalho está apresentado, basicamente, em duas partes. Na primeira parte foram reunidas conceituações de diversos autores sobre a utilização dos jogos e brincadeiras que o professor pode utilizar como recurso auxiliar de ensino. Após essa parte mais teórica é apresentado os resultados da pesquisa empírica, na qual a coleta de dados foi realizada através de questionários que foram aplicados com cinco professores do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Balsas/MA e analisados qualitativamente. Os dados coletados indicam que os professores entrevistados fazem ou já fizeram uso dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino em sala de aula, e afirmaram que houve algum tipo de melhora no desenvolvimento da aprendizagem do aluno e na comunicação interpessoal entre ele e seus colegas. Assim, os resultados da pesquisa apontam que a utilização dos jogos e brincadeira pode melhorar a relação do aluno com a Matemática, e por consequência, melhorar também a aprendizagem desse conhecimento, implicando que esta metodologia de ensino deve ser usada de maneira controlada, para que não haja distração e desfoco do conteúdo a ser estudado, já que esses jogos e brincadeiras são usados apenas como um auxiliar de ensino, mas o direcionamento e eficácia da metodologia é responsabilidade do professor. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos lúdicos | pt_BR |
dc.subject | Recurso metodológico | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância dos jogos e brincadeiras para construção do conhecimento matemático no primeiro ano do ensino fundamenta | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wemelly Lóide Silva Do Nascimento- TCC -versão final.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.