Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Wemelly Lôide Silva do-
dc.date.accessioned2022-09-21T17:03:38Z-
dc.date.available2022-09-21T17:03:38Z-
dc.date.issued2022-07-12-
dc.identifier.otherCDU: M 51-8-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1493-
dc.description44 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,Balsas, 2022. Orientadora: Profa. Dra. Lusitonia da Silva Leite.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou investigar a importância dos jogos e brincadeiras para construção do conhecimento matemático no primeiro ano do ensino fundamental. O trabalho está apresentado, basicamente, em duas partes. Na primeira parte foram reunidas conceituações de diversos autores sobre a utilização dos jogos e brincadeiras que o professor pode utilizar como recurso auxiliar de ensino. Após essa parte mais teórica é apresentado os resultados da pesquisa empírica, na qual a coleta de dados foi realizada através de questionários que foram aplicados com cinco professores do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Balsas/MA e analisados qualitativamente. Os dados coletados indicam que os professores entrevistados fazem ou já fizeram uso dos jogos e brincadeiras como metodologia de ensino em sala de aula, e afirmaram que houve algum tipo de melhora no desenvolvimento da aprendizagem do aluno e na comunicação interpessoal entre ele e seus colegas. Assim, os resultados da pesquisa apontam que a utilização dos jogos e brincadeira pode melhorar a relação do aluno com a Matemática, e por consequência, melhorar também a aprendizagem desse conhecimento, implicando que esta metodologia de ensino deve ser usada de maneira controlada, para que não haja distração e desfoco do conteúdo a ser estudado, já que esses jogos e brincadeiras são usados apenas como um auxiliar de ensino, mas o direcionamento e eficácia da metodologia é responsabilidade do professor.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subjectRecurso metodológicopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA importância dos jogos e brincadeiras para construção do conhecimento matemático no primeiro ano do ensino fundamentapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wemelly Lóide Silva Do Nascimento- TCC -versão final.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.