Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1490
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Roldan Junior, José Carlos Cecopierre | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-21T16:41:50Z | - |
dc.date.available | 2022-09-21T16:41:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-11 | - |
dc.identifier.other | CDU: M 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1490 | - |
dc.description | 80 f. Monografia (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão,Balsas, 2022. Orientador: Prof. Dr. Antonio Nilson Laurindo Sousa | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta práticas que foram desenvolvidas com base no projeto intitulado “ANIMES E MANGÁS NA MATEMÁTICA: animações e mangás japoneses, possibilidades didáticas para uma abordagem Matemática”. A parte prática do projeto foi aprovada pela Secretaria Municipal de Educação para ser realizado na Escola Municipal Monsenhor Clovis Vidigal do município de Balsas-MA, nas turmas do 6º ano A e B vespertino. A implementação prática desse projeto teve como objetivo avaliar a possibilidade da aplicação das animações japonesas como uma ferramenta metodológica no processo ensino- aprendizagem da Matemática. Para uma compreensão da disposição desse projeto, foi estabelecido três passos para melhor contemplar os objetivos: Identificar como os animes e mangás podem ser inseridos na educação; Demonstrar as possibilidades do ensino da Matemática a partir dos animes e mangás; Utilizar os animes e mangás para trabalhar valores éticos e morais como um tema transversal; Sugerir a introdução das animações e mangás japonesas, como estratégia para o ensino e aprendizagem da Matemática.A realização e aplicação do projeto teve como fundamento a pesquisa exploratória bibliográfica nas referências que abordam a temática. E para uma melhor compreensão e sustentação teórica e científica do tema abordado foi realizada uma pesquisa de campo quanti-qualitativa, a fim de corroborar os pressupostos teóricos abordados. Como metodologia do projeto, o pesquisador participou como mediador em 12 aulas, priorizando a unidade temática números e geometria. Ao final das aulas foi aplicada uma avaliação contextualizada nos animes e mangás com o intuito de recolher os dados com o desenvolvimento dos alunos. Os dados recolhidos foram analisados, tabulados e apresentados ao longo do texto, com o intuito de refletir sobre o desempenho dos animes e mangás como uma ferramenta metodológico no processo de ensino da Matemática e propor a aplicação nas escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Animes e mangás na matemática | pt_BR |
dc.subject | Ferramneta metodológica | pt_BR |
dc.subject | Possibilidades de ensino | pt_BR |
dc.title | Animes e mangás no ensino de matemática animações e mangás japoneses, possibilidades didáticas para uma abordagem Matemática no 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Carlos Cecopierre Roldan Junior -TCC.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.