Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eliane de Castro da-
dc.creatorBatista, Erika Rodrigues Sousa-
dc.creatorCutrim, Lígia Milene Goveia-
dc.date.accessioned2022-09-13T18:30:40Z-
dc.date.available2022-09-13T18:30:40Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.citationSILVA, Eliane de Castro da; BATISTA, Erika Rodrigues Sousa; CUTRIM, Lígia Milene Goveia. O conto de Lygia Bojunga “O bife e a pipoca” como instrumento de leitura. 58 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca,Universidade Estadual do Maranhão,Zé Doca,2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1460-
dc.identifier.otherCDU: M 82-34:028.4-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1460-
dc.description.abstractIt is known that contact with texts that reflect daily life and the reality in which we live can contribute to the student’s learning process. The reader tends to feel more attracted by works with which he identifies in some way. In this way, the work with Children's and Teenage Literature aims to promote the relationship between the text read and the students, since this literature has children and youngsters as its target audience, resorting to protagonists in this age group and the conflicts faced by them. The present work aims to understand how the short story “O bife e a pipoca” can be used in the classroom to help overcome the dilemma that persists in schools even though debates about it are common, and little reading among students. In the course of the research, with a quali-quantitative approach, a reading project was applied with of ninth-grade students at Escola Municipal Professor José Gonçalves dos Santos. As a theoretical contribution, scholars in the area such as Abramovich (1997), Antunes (2009), Cademartori (2012), Freire (2003), Lajolo (2001), Silva (2005) and Souza (2006), among others, were used. We chose to work with the short story genre, starting with a reading circle in the classroom, developing interaction and relaxation among students. The work indicates that when students are interested in the text read and when they have more freedom during reading, it flows more easily. A short story, such as this one that was worked on during the present work has more chances of attracting a student that doesn’t have the habit of reading, as it talks about friendship, a current and interesting theme to the research public-
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLygia Bojungapt_BR
dc.subjectTales-
dc.subjectReading-
dc.subjectChildren's Literature-
dc.titleO conto de Lygia Bojunga “O bife e a pipoca” como instrumento de leiturapt_BR
dc.title.alternativeLygia Bojunga’s short story “The steak and the popcorn” as a reading tool-
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Andreza Luana da Silva-
dc.contributor.advisor1IDBARROS, A. L. S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243750657834163-
dc.contributor.referee1Santos, Magna Kheytt Mascarenhas dos-
dc.contributor.referee2Silva, Mariana Lima da-
dc.description.resumoSabe-se que o contato com textos que refletem o cotidiano e a realidade em que vivemos pode contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes. O leitor tende a se sentir mais atraído por obras com as quais ele se identifica de alguma forma, deste modo o trabalho com a Literatura Infantojuvenil objetiva promover a relação entre o texto lido e os estudantes, visto que essa literatura tem como público alvo as crianças e os jovens, recorrendo a protagonistas nessa faixa etária e aos conflitos enfrentados por eles. O presente trabalho visa compreender como o conto “O bife e a pipoca” pode ser usado na sala de aula para auxiliar na superação do dilema que persiste nas escolas mesmo que sejam comuns os debates sobre ele, a pouca leitura entre os estudantes. No decorrer da pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, foi aplicado um projeto de leitura com os alunos do nono ano da Escola Municipal Professor José Gonçalves dos Santos. Como aporte teórico, foram utilizados estudiosos da área como Abramovich (1997), Antunes (2009), Cademartori (2012), Freire (2003), Lajolo (2001), Silva (2005) e Souza (2006), entre outros. Escolhemos trabalhar com o gênero conto, a partir de uma roda de leitura em sala de aula, desenvolvendo a interação e a descontração entre os alunos. O trabalho indica que quando os estudantes se interessam pelo texto lido e quando eles têm mais liberdade durante a leitura, ela flui mais facilmente. Um conto, como o que foi trabalhado durante o presente trabalho tem mais chance de atrair o aluno que não têm muito o costume de ler, pois fala sobre a amizade, um tema atual e interessante ao público da pesquisa-
dc.subject.cnpqLetras-
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELIANE; ERIKA E LIGIA_1 PDF-A.pdf560.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.