Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1367
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macêdo, Lara Jéssica Nóbrega | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T19:44:07Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T19:44:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-10 | - |
dc.identifier.other | D 93/94:326.1 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1367 | - |
dc.description | 196 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019. Orientadora: Profa. Dra. Viviane Oliveira Barbosa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se debruçou sobre o tema da escravidão e do comércio transatlântico de africanos no ensino básico de História. Para isso, no primeiro capítulo foi realizado um balanço historiográfico sobre o tema, em que foram identificadas as principais mudanças e transformações a nível metodológico e de conteúdo que esta temática sofreu entre a passagem das décadas de 1950/60 a 1970/80. No segundo capítulo foi analisado como o conteúdo sobre a escravidão e o comércio transatlântico de africanos aparece em um conjunto de livros didáticos do fundamental maior referente ao último PNLD e como foram trabalhados em um conjunto de 14 sites destinados ao ensino básico de História sobre o tema. Em seguida, no terceiro capítulo, foi realizado um direcionamento ao docente sobre como se aborda o tema escravidão e comércio na sala de aula. Desta maneira, esta pesquisa esteve de forma especial voltada ao professor de nível básico que deseja ampliar seus conhecimentos sobre o tema da escravidão e do comércio transatlântico, bem como, conhecer as fragilidades que o livro didático trás sobre o conteúdo em questão, assim, como ter acesso a um conjunto de sequências didáticas que podem ser apropriadas nas suas aulas de História sobre o assunto. O quadro teórico-metodológico que possibilitou a construção deste trabalho é formado pelas teses de Anderson Ribeiro Oliva (2007) e Warley da Costa (2012) para entendermos como o ensino de História esteve abordando esta temática. Os estudos de Achile Mbembe (2001) e Valentim Mudimbe (2015) foram importantes para realizar uma crítica de que as produções historiográficas relacionadas ao assunto quando discutidas no nível da sala de aula tiveram suas questões reduzidas e estereotipadas no ensino básico de história. Além da utilização dos escritos de Circe Bittencourt (2004) e Selva Guimarães (2010) para compreendermos os usos metodológicos atuais que o ensino de História tem possibilitado com as fontes e linguagens | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Escravidão africana | pt_BR |
dc.subject | Comércio Transatlântico | pt_BR |
dc.subject | Fontes primárias | pt_BR |
dc.title | Escravidão e comércio de Africanos no ensino de História: de uma abordagem teórico-conceitual a uma proposta para o uso de fontes e novas metodologias | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Lara Jéssica Nóbrega Macêdo.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.