Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1198
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Raphael Marcos Moraes da | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-28T21:34:15Z | - |
dc.date.available | 2020-02-28T21:34:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1198 | - |
dc.description | 74 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Dr. Fernando Lima de Oliveira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um perfil aerodinâmico corresponde ao componente fundamental de voo de uma aeronave, possibilitando a geração da força de sustentação necessária para mantê-la no ar. Contudo, atrelado ao fenômeno da sustentação, existe naturalmente também a formação de forças de arrasto, que diminuem a eficiência aerodinâmica da aeronave. O projeto de perfis aerodinâmicos leva em conta o comportamento aerodinâmico destes e seu rendimento, considerando os requisitos de missão da aeronave, buscando compensar resultados conflitantes, de modo que esta busca se torna exaustiva e pouco proveitosa se realizada manualmente ou via métodos de tentativa e erro. Neste contexto, este trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta de otimização baseada na alteração da geometria de perfis existentes e otimização das curvas de coeficientes de sustentação e arrasto em relação ao ângulo de ataque do perfil, com facilidade de uso, maior rapidez e melhor eficácia dos resultados. Neste caso, foram desenvolvidas e aplicadas técnicas de otimização na busca de perfis aerodinâmicos para diversas aplicações aeronáuticas, de modo a facilitar as pesquisas neste campo e também aumentar a competitividade na indústria e em outros setores. Também foram comparados os resultados de otimização para os perfis Selig 1223 e Salvador, ambos de alta sustentação, presentes na base de dados da Equipe Zeus Aerodesign, representante da UEMA nas competições SAE Brasil Aerodesign, com melhores desempenhos obtidos para o perfil Salvador. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.subject | Perfil | pt_BR |
dc.subject | Aerodynamics | - |
dc.subject | Airfoil | - |
dc.subject | Optimization | - |
dc.title | Estudo e otimização de perfis aerodinâmicos de alta sustentação para asas de aeronaves não-tripuladas via interface MATLAB – XFOIL – MODEFRONTIER | pt_BR |
dc.title.alternative | Study and optimization of high-lift aerodynamic profiles for unmanned aircraft wings via MATLAB – XFOIL – MODEFRONTIER interface | - |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 533.6:004.4 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC. RAPHAEL SILVA_1PDF-A.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.