Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Jorge Augusto Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-21T21:20:40Z | - |
dc.date.available | 2020-02-21T21:20:40Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1190 | - |
dc.description | 77 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Dr. Kaio Henrique Ferreira Nogueira de Nogueira. | pt_BR |
dc.description.abstract | O sistema de frenagem BDW (Brake Disk Waiping), é um dispositivo que auxilia no aumento da segurança veicular operando em dias chuvosos, no entanto, esse acessório é instalado apenas em veículos de alto custo. A finalidade do BDW é aproximar as pastilhas de freio ao disco sem que haja atrito, fazendo com que a superfície do disco de freio fique limpa e seca retirando qualquer impureza que esteja acumulada devido a água da chuva. Este trabalho propõe validar o emprego do sistema de freio BDW em veículo popular de baixo custo e avaliar a eficiência do freio visando o aumento da segurança. Através de testes práticos diretos com freadas bruscas para determinar a distância de parada com e sem o BDW em pista molhada, plana e com os pneus novos. O veículo de testes foi um VW GOL TREND 1.0 com a revisão da manutenção, este foi posto em duas etapas de testes a 60 km/h, sendo que no primeiro realizou-se três freadas bruscas sem o BDW e segundo, também com três freadas bruscas utilizando o BDW. O método utilizado determinou a distância e o tempo de parada de cada teste. Nestas condições de operação o sistema de frenagem BDW adaptado para veículo popular através dos testes realizados, pode-se afirmar que atuação com o BDW em relação ao sem, houve uma redução bem expressiva e com isso uma eficiência do sistema de freio proposto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | BDW | pt_BR |
dc.subject | Sistema de freio | pt_BR |
dc.subject | Discos de freio | pt_BR |
dc.subject | Brake system | - |
dc.subject | Brake discs | - |
dc.title | Estudo de caso: a eficiência do sistema de freio BDW para veículos populares | pt_BR |
dc.title.alternative | Case study: the efficiency of the BDW brake system for popular vehicles | - |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 62-592 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JORGE FERREIRA_1PDF-A.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.