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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Braga, Rayanne de Jesus Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T22:48:43Z | - |
dc.date.available | 2020-02-10T22:48:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1155 | - |
dc.description | 75 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Dr. Adilto Pereira Andrade Cunha. | pt_BR |
dc.description.abstract | O sistema de freios tem como principal função converter a anergia cinética e potencial em energia térmica a ser dissipada pelo sistema. A energia térmica é resultante do atrito entre o disco de freio e as pastilhas, e o disco de freio, além de oferecer a superfície para a realização do atrito, é o responsável pela dissipação da anergia térmica. A força de frenagem resulta em fadiga térmica, e esse fator deve ser levado em para a escolha do disco aplicado. O disco de freio deve ter resistência mecânica, tenacidade, resistência ao calor e a fadiga. Essas propriedades são conseguidas principalmente no momento da escolha do material utilizado. O aço inoxidável Austenítico 304, que contém em sua composição principalmente o cromo e o níquel, oferece propriedades compatíveis, apesar de não ser comumente utilizado em discos de freio. Para comprovar a viabilidade da utilização desse material, foi analisado a microestrutura desse material após dois anos de aplicação, em condições de operação previamente definidas, comparando com uma amostra do material como recebido pelo fornecedor. Também foi feita a análise de dureza Rockwell e análise térmica, as duas de forma a caracterizar a reação do disco de freio a ação de frenagem. Após os estudos, a distribuição de temperatura ao longo da superfície do disco pode ser observada, assim como um acréscimo de dureza. Porém, a análise microestrutural indica que não há indícios de deformações e alterações de propriedades suficientes para inviabilizar a aplicação desse material no sistema de freios analisado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Disco de freio | pt_BR |
dc.subject | Aço inoxidável | pt_BR |
dc.subject | Energia térmica | pt_BR |
dc.subject | Dureza | pt_BR |
dc.subject | Metalografia | pt_BR |
dc.title | Análise microestrutural do aço inoxidável austenítico 304 utilizado em disco de freio perfurado | pt_BR |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 620.1 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Monografia Oficial Rayanne Braga.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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