Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1125
Título: Estudo das propriedades mecânicas e estruturais do aço damasco resultante do caldeamento do aço SAE 1095 e UHB 15n20
Autor(es): Moreno, Anderson Marinho
Data do documento: 2019-12-05
Resumo: O aço damasco tem alcançado grande destaque no mercado da cutelaria nos últimos anos, porém o mesmo é frequentemente produzido de forma empírica e pouco estudado cientificamente, desta forma, o estudo deste material é necessário para se entender de forma técnica o seu processo de fabricação, assim como suas propriedades mecânicas. Este aço é fabricado a partir da união de dois aços distintos por um método conhecido como caldeamento. Neste trabalho, utilizou-se para este fim o aço carbono SAE 1095 e o UHB 15n20, por serem aplicados amplamente na confecção de utensílios de corte. Após o forjamento do aço damasco, realizou-se tratamentos térmicos de normalização, têmpera e revenimento com a finalidade de melhorar as propriedades mecânicas. O estudo foi embasado na coleta de dados dos ensaios de metalografia, dureza e tração, em amostras dos aços base e do aço damasco finalizado. Os resultados das micrografias demonstraram sucesso no caldeamento. Ademais, as análises revelaram um material de alta dureza, entretanto, frágil. Em resposta a esta situação foi exposta algumas alternativas para a melhoria do processo como um todo.
Palavras-chave: Aço damasco
Caldeamento
Cutelaria
Forjamento
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - Anderson Marinho Moreno.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.