Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Vinicius Guilherme Ribas de-
dc.date.accessioned2020-01-24T20:39:57Z-
dc.date.available2020-01-24T20:39:57Z-
dc.date.issued2017-01-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1082-
dc.description63 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Prof. Dr. Reinaldo de Jesus da Silva.pt_BR
dc.description.abstractOs métodos de ensino estão em constante evolução, pesquisadores dessa área buscam sempre novas metodologias e conceitos para melhorar e auxiliar o processo de aprendizagem. Uma dessas novas ferramentas é a utilização de jogos digitais educativos vinculados ao processo de ensino-aprendizagem para tornar o ensino mais divertido, entretanto, todo o processo de concepção precisa estruturar o aprendizado a partir de marcações intermediárias embasadas em cada ciência ligada às disciplinas, pedagogia e psicologia, desenvolvendo o cognitivo a partir de cada etapa vivida e compartilhada no jogo. Neste trabalho foram utilizados conceitos pedagógicos, aliado com técnicas de modelagem para definir a arquitetura do sistema e desenvolver um protótipo do jogo “Tabuada no Espaço” em celulares com o sistema operacional Android. Esse jogo tem o objetivo de auxiliar no aprendizado de operações aritméticas dos tipos: adição, subtração, multiplicação e divisão, voltado para crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. Para validar o protótipo desenvolvido, foram realizados testes com professores, possibilitando verificar que o aplicativo tem bons resultados nos quesitos de adaptação, diversão e engajamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectApplication-
dc.subjectElementary School-
dc.subjectLearning-
dc.subjectGames-
dc.titleTabuada no espaço: desenvolvimento de um jogo digital educativo para dispositivos móveispt_BR
dc.title.alternativeMultiplication table in space: development of an educational digital game for mobile devices-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 519.837:37.018.43-
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação - CCT UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Vinicius Guilherme Ribas de Oliveira PDF-A.pdf15.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.