Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/991
Título: Digestibilidade aparente de rações comerciais para emas (Rhea americana) em cativeiro
Autor(es): Pinheiro, George Gabriel Lima
Palavras-chave: Ema
Ração
Digestibilidade aparente
Data do documento: 2017
Resumo: As emas são onívoras, quando criados em cativeiro podem ser alimentadas com ração, forragem verde e leguminosas. No entanto, a dieta baseia-se em conhecimentos empíricos e informações de pesquisas relacionadas a outras espécies. O seu desconhecimento pode ocasionar a sub ou super nutrição dos animais, influenciando negativamente a eficiência produtiva e a rentabilidade do sistema. Diante dessa abordagem, o presente estudo tem por finalidade avaliar a digestibilidade aparente de dietas utilizadas na rotina de alimentação de emas em cativeiro. O estudo foi realizado no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) no município de São Luís-MA. Utilizou-se no experimento duas rações para equinos em fases distintas de vida, a primeira consistiu em ração comercial balanceada para equinos jovens (Ração A) e a segunda, ração comercial balanceada para equinos adultos (Ração B). Aplicou-se o método de coleta total e as análises bromatológicas das rações e excretas, foram realizadas no Laboratório de Nutrição Animal da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Avaliou-se os Coeficientes de Digestibilidade Aparente (CDA) da Matéria Seca (MS), da Proteína Bruta (PB), da Matéria Mineral (MM) e Fibra em Detergente Neutro (FDN) das rações. Os níveis de proteína bruta das rações utilizadas foram compatíveis com a exigência da espécie. No entanto, os baixos índices de digestibilidade aparente dos nutrientes não permitem assegurar que as raçoes comerciais para equinos suprem as exigências nutricionais de emas.  
Descrição: 36 f. Monografia (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientadora: Profa. Dra. Maria Inez Fernandes Carneiro.  
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/991
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ZOOTECNIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - George Gabriel Lima Pinheiro.pdf386.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.