Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/990
Título: Fortalecimento da agricultura familiar no município de São José de Ribamar - MA: análise do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Autor(es): Corrêa, Amanda Moraes
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo de caso que teve por objetivo avaliar os resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Município de São José de Ribamar – MA, no período de 2011 a 2015. Para a realização do estudo, procedeu-se ao levantamento de informações na plataforma PAA Data da Secretaria de Informação e Gestão do Ministério do Desenvolvimento Social do governo federal, entre os anos de 2011 a 2015 e, ainda entrevista com a médica veterinária do Município. Foram consideradas, no levantamento, as seguintes variáveis: quantidade/número de agricultores fornecedores do PAA, gênero dos agricultores; atividade desempenhada, produção em kilos (kg) de alimentos, número de entidades beneficiadas e recursos investidos em reais (R$). No último ano do levantamento foram identificados 196 agricultores cadastrados, sendo 100 do sexo masculino e 96 do sexo feminino. Dos 196 agricultores, 139 praticavam a agricultura familiar simples com a produção de alimentos centralizada na zona rural do Município. Foi identificada ainda, a produção de 202.896,20 kg de alimentos, com o beneficiamento de 64 entidades e o investimento de R$ 1.099.97,98. Pode-se concluir que o PAA é uma política pública com viabilidade de reestruturação e fortalecimento da agricultura familiar no Município de São José de Ribamar, com capacidade de absorção de grande variedade de alimentos produzidos, uma forma de desenvolvimento social com a inserção de mulheres agricultoras e consequente aumento da remuneração das mesmas, e ainda, uma forma de melhoria e segurança alimentar com o escoamento da produção voltada para a própria comunidade, com o beneficiamento de escolas e creches.  
Palavras-chave: Agricultura familiar
Políticas públicas
Programa de Aquisição de Alimentos
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Zootecnia - CCA UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA AMANDA MORAES CORREA.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.