Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/984
Título: Comportamento de gupos de Sapajus apella (Primates: Cebidae) com diferentes razões sexuais sob enriquecimento ambiental
Autor(es): Behenck, Jéssica da Silva
Palavras-chave: Macaco-prego
Bem-estar
Cativeiro
Data do documento: 21-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho objetivou estudar o comportamento social de grupos de Sapajus apella em cativeiro com diferentes razões sexuais sob enriquecimento ambiental. O estudo se justifica pela necessidade de elaboração de protocolos de reabilitação para a espécie envolvendo a formação de grupos estáveis para soltura monitorada. O trabalho foi realizado no prédio dos Primatas do IBAMA/CETAS de São Luís, localizado no Horto Florestal do IBAMA, em São Luís – MA. O estudo envolveu seis espécimes de Sapajus apella, sendo três machos e três fêmeas, em duas fases, divididos em quatro tratamentos, sendo dois na primeria fase, grupos formados por apenas um sexo, e dois na segunda fase, grupo com um macho e duas fêmeas e outro grupo com dois machos e uma fêmea. O grupo formado por três espécimes, somente fêmeas, apresentou maior frequência e tempo dedicados aos comportamentos sociais, com ausência de competição por recursos. Grupo formado por três espécimes, somente machos, apresentou menor frequência e tempo dedicados aos comportamentos sociais e estabelecimento de hierarquia de dominância estável, com baixa competição por recursos. Grupo misto formado por três espécimes, com apenas um macho, este tendeu a estabelecer hierarquia de dominância estável, com predominância de comportamentos sociais não agonísticos em curto prazo. Grupo misto composto por três espécimes, com apenas uma fêmea, esta tendeu ao isolamento, e manutenção da hierarquia de dominância estável entre os machos. O enriquecimento ambiental propiciou a todas as composições de sexo, em grupos com três espécimes, a expressão de condutas socialmente estáveis e indicativas de maior grau de bem estar para os animais cativos.  
Descrição: 40 f.Monografia (Graduação em Zootecnia) - Univesidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017.Orientador: Prof. Dr. Roberto Rodrigues Veloso Júnior.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/984
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ZOOTECNIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA JESSICA DA SILVA BEHENCK 2017.pdf802.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.