Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/983
Título: Aprendizado de Sapajus apella (Primates: Cebidae) em cativeiro: predação de crustáceos
Autor(es): Gomes, Ney Manoel Meireles
Palavras-chave: Facilitação social
Cognição
Macaco-prego
Caranguejo uçá
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho objetivou estudar a capacidade de aprendizado de espécimes jovens de Sapajus apella para expressão de comportamentos de predação através da observação da ação de espécimes adultos. O estudo se justifica pela necessidade de elaboração de protocolos de reabilitação para a espécie envolvendo a formação de grupos estáveis para soltura monitorada. O trabalho foi realizado no prédio dos Primatas do IBAMA/CETAS de São Luís, localizado no Horto Florestal do IBAMA, em São Luís – MA. O estudo envolveu oito espécimes de Sapajus apella, sendo quatro tutores e quatro aprendizes, em seis fases de avaliação.Os macacos-prego jovens apresentaram capacidade de aprendizado, demonstrada pelo consumo de novo item alimentar a partir do aprendizado com outro espécime experiente. No entanto, muitas variáveis interferem nesse processo de aprendizado, principalmente, idade, experiência prévia e habilidade de predação.
Descrição: 37 f. Monografia (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Prof. Dr. Roberto Rodrigues Veloso Júnior.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/983
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ZOOTECNIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA NEY MANOEL MEIRELES GOMES 2018.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.