Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/958
Título: Inclusão da disciplina Abordagem a Tentativas de Suicídio na matriz curricular do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar
Autor(es): Santos, Bruno Gomes dos
Data do documento: 2019
Resumo: O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão tem como missão “vidas alheias e riquezas salvar”. Nesse contexto, a preparação oferecida aos cadetes da Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello” busca garantir um serviço de excelência, bem como um aperfeiçoamento técnico-científico do futuro oficial do CBMMA. Assim, em face das diversas atividades desenvolvidas pelos bombeiros militares em todo território maranhense, é crucial ao cadete a preparação para atuar de forma eficiente, segura e técnica. Nesse âmbito, a abordagem a tentativas de suicídio configura-se como atividade vital desenvolvida pelo CBMMA. Revelando-se como atividade técnica de procedimentos de vínculos e intervenção técnica, a abordagem a tentativas de suicídio necessita de conhecimentos aprofundados e vitais para manter a integridade das vítimas, dos socorristas e de terceiros. Esta pesquisa aduz como objetivo geral propor a inclusão da disciplina de Abordagem a Tentativas de suicídio na matriz curricular do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militar com vistas a proporcionar ao cadete o suporte necessário para atuar de forma segura, eficiente e técnica em ações de intervenção em tentativas de suicídio. Portanto, este trabalho possui natureza da pesquisa aplicada, além de ser classificado como pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa, com caráter quantitativo e qualitativo. Para isso, realizou-se um questionário fechado entre 70 cadetes em formação da ABMJM com vistas a identificar o nível de importância e a possível aceitação quanto à inclusão de uma disciplina de abordagem a tentativas de suicídio na matriz curricular do curso. Para isso os dados foram tabulados, analisados em métodos estatísticos e representados graficamente. Após análise gráfica, notou-se a deficiência de técnicas e preparos dos cadetes quanto aos procedimentos utilizados em tentativas de suicídio, denotando a necessidade de inclusão de uma disciplina dessa natureza na matriz curricular do CFO-BM.  
Palavras-chave: Abordagem
Suicídio
Matriz curricular
Cadete
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia completa com CDU BRUNO.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.