Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/945
Título: Abordagens e contribuições do uso das tecnologias de informação e comunicação no contexto do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares do Estado do Maranhão
Autor(es): Araújo, Lucas Almeida de
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho faz uma análise do contexto do ensino do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão e como é realizado o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação durante o processo de formação do curso, de acordo com a perspectiva dos professores e alunos das turmas do CFO 3 e CFO 1. Para isso, os dados foram obtidos por meio de dois questionários, um para professores e outro para os alunos. O primeiro, composto por 11 perguntas e o segundo por 7, ambos voltados para o entendimento da percepção, aceitação e uso das tecnologias durantes as aulas e no dia a dia. Os voluntários da pesquisa foram 19 professores e 59 estudantes, os quais responderam perguntas de forma anônima. Os resultados proporcionaram a construção de uma visão coletiva a respeito do processo de ensino-aprendizagem do curso e como ele se adéqua a realidade atual da graduação. O objetivo é propor um sistema mais atual que compreenda os anseios dos alunos dessa nova geração que convive com as tecnologias constantemente. A ideia é trazer cada vez mais esses recursos para dentro da sala de aula, de modo que eles ajam como alternativa motivadora e estratégia para potencialização do aprendizado.
Palavras-chave: Ensino
Tecnologias
Aulas
Curso de Formação de Oficiais
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO-MONOGRAFIA.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.