Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/894
Título: Proposta de capacitação de discentes pelo CBMMA em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) básico no Colégio Militar 2 de Julho CMCBII: prevenção e atuação em situações de risco
Autor(es): Bouty, Fabiano Ribeiro
Alencar Filho, Ianak Rodrigues de
Data do documento: 2017
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar, identificar e analisar as dificuldades que os alunos têm de intervir em situações de risco, uma vez que a maioria das escolas não possuem profissionais de saúde preparados para agir em situações de emergência. O presente estudo vem abordar a prevenção, a redução e a intervenção nos mais diversos tipos de incidentes, tanto por causas externas como em casos clínicos. A imperícia e a imprudência faz com que esses tipos de incidentes não sejam tratados de forma correta. E em virtude do despreparo acerca de procedimentos básicos, a grande maioria dos acidentes poderiam ser evitados ou tratados de maneira adequada se no momento do ocorrido fossem prestados às vítimas, técnicas básicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Durante a pesquisa procurou-se demonstrar, conscientizar e inserir tais conhecimentos no currículo dos alunos, destacando a importância do conhecimento em APH. O curso será ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), por meio de oficinas, onde a escola contemplada foi o Colégio Militar 2 de Julho unidade II “Diomedes da Silva Pereira” (CMCB II), transmitindo técnicas básicas de APH, com o intuito de proporcionar uma maior abrangência neste tipo de atendimento pela população. Através do presente estudo e pesquisas, pôde-se verificar que a grande maioria esteve presente em alguma situação de emergência, porém ninguém foi capaz de realizar um atendimento de forma correta. Os resultados deste trabalho mostraram que os entrevistados ficaram divididos entre os que não souberam agir e uma minoria que teve iniciativa, porém, de forma errônea, justificando a necessidade de inserção destes conhecimentos em suas vidas. Todos puderam verificar a importância das técnicas aplicadas, tendo em vista que estes procedimentos podem salvar vidas, onde o atendimento não chegaria em tempo hábil ou na ausência deste. O objetivo primordial da pesquisa é apresentar o projeto para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão para que possa ser implantado nas demais unidades.  
Palavras-chave: Atendimento Pré-Hospitalar
Ensino
Capacitação
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia BOUTY & IANAK.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.