Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/893
Título: Emprego de cães de resgate: proposta de implantação no Batalhão de Busca e Salvamento do Estado do Maranhão
Autor(es): Pinto, Marcelo Augusto de Oliveira
Lima, Pedro Ivo Araujo
Data do documento: 2017
Resumo: A tônica dos corpos de bombeiros do mundo sempre esteve pautada na eficiência e agilidade do resgate, nesse ínterim, o emprego de cães de resgate se configura em uma prática que vem a congregar com tais preceitos, uma vez que o cão surge como uma ferramenta poderosa na localização de vítimas em ambientes onde o ser humano, por condição natural, tem dificuldade em atuar. Frente a esse cenário, tal trabalho objetiva apresentar à corporação uma rotina de trabalhos envolvendo estes animais, desde a seleção dos filhotes à sua certificação para o trabalho operacional, primando sempre pelo profissionalismo do condutor e principalmente pelo bem estar animal. Antes disso, foi fundamental explanar sobre a origem dos cães, as atividades nas quais eles são utilizados, e a verticalização e urbanização da cidade de São Luís, como forma de justificar a implantação desse serviço. Para tal, foram utilizados como parâmetro centros de referência na atividade dentro e fora do Brasil, como forma de nortear as melhores condições de implementação desse serviço pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.  
Palavras-chave: Corpo de Bombeiros
Resgate
Localização
Cães
Animais
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMPREGO DE CÃES DE RESGATE Proposta de implantação no Batalhão de Busca e Salvamento do Estado do.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.