Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/892
Título: Análise dos princípios do sistema de comando de incidentes aplicados nas ações de combate a incêndios florestais do Maranhão
Autor(es): Brandão, Diego Fernandes
Machado, Raphaello Carvalho
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho elabora uma proposta sobre a aplicação dos princípios do Sistema de Comando de Incidentes – SCI nas ações de combate a incêndios florestais do CBMMA. O direcionamento da proposta está na implantação desses princípios, que ajudam a criar uma orientação para gerenciar ocorrências de grandes proporções, nesse caso os incêndios florestais, comparando as atuações recentes do CBMMA em incêndios florestais como fundamento para justificar os benefícios que seriam alcançados. A pesquisa foi construída por meio de revisão da literatura existente, pesquisas documentais e levantamento bibliográfico. Inicialmente foram abordados os conceitos de incêndios florestais, destacando­se a origem do fogo e como ocorrem esses incêndios. Em seguida, é feita uma análise dos relatórios da operação do CBMMA na reserva indígena de Arariboia, a partir dos quais são elencados pontos positivos e negativos. Segue­se observando os princípios do Manual do Sistema de Comando de Incidentes que serviram de base para este trabalho. Na conclusão, confirma­se a hipótese da pesquisa, indicando que a utilização dos princípios do SCI não tem ocorrido adequadamente por parte do CBMMA, e que, se utilizados de maneira eficaz, aperfeiçoariam e diminuiriam consideravelmente os gastos em operações desse porte. Conclui­se também que há a possibilidade de implantação desses princípios nas ações de combate a incêndios florestais do CBMMA, tendo como base os levantamentos feitos e aplicados por uma gestão compromissada e eficiente.  
Palavras-chave: Incêndio Florestal
Sistema de Comando de Incidentes
Gerenciamento
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DO SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES.pdf803.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.