Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/879
Título: Desenvolvimento de uma máquina CNC sem estrutura de apoio fixa com estrutura do eixo X acoplável e estrutura do eixo Y extensível.
Título(s) alternativo(s): Development of a CNC machine without fixed support structure with attachable X-axis structure and extensible Y-axis structure.
Autor(es): Guilhon, Marcos Vinicius de Oliveira
Amorim, Eduardo Andrade Pontes
Rodrigues Filho, João Francisco Vieira
Data do documento: 2019
Resumo: Neste trabalho foi projetado e desenvolvido um novo conceito de CNC (Comando Numé- rico Computadorizado) de fresa. Desta forma, foi criado um protótipo que tem como diferencial dois eixos (x e y) de dimensões variáveis. Eixos estes, que nas versões mais comuns em CNC’s encontradas no mercado, não variam em tamanho. Além disso, esta CNC não possui uma base em que ela é permanentemente fixa, pois esta foi desenvolvida com um sistema de acoplamento semelhante a um sargento, porém com rodas motorizadas anexadas a este sistema, a fim de proporcionar deslocamento sobre superfícies planas e regulares. No momento em que esta CNC de dimensões variáveis se acopla sobre uma superfície para efetuar a fresagem, é necessário acoplar os grampos a fim de obter fixação e estabilidade, pois assim, mesmo com o equipamento de fresagem operando, as oscilações na trajetória serão minímas ou nulas. Para realização dos testes, foram utilizadas superfícies de madeira para fresagem. Os testes consideraram a coordenada inicial sempre em um mesmo ponto a cada fresagem. Os resultados obtidos são promissores, visto que na maioria dos testes realizados se obteve baixa deformação no processo de fresa, tornando a CNC desenvolvida uma ferramenta viável e de baixo custo para aplicações de fresa em madeira.  
Palavras-chave: CNC
Fresagem
CNC Variável
CNC acoplável
Milling
Variable CNC
Attachable CNC
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação - CCT UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDUARDO ANDRADE PONTES AMORIM ET AL PDF-A.pdf3.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.