Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mateus, Veronica Maria França | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T21:52:23Z | - |
dc.date.available | 2019-11-29T21:52:23Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/874 | - |
dc.description | 78 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientadora: Profa. Dra. Marina Santos Pereira Santos | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho foi analisado sob a ótica de um olhar sociológico e interdisciplinar a inclusão do aluno surdo na educação básica, com o objetivo de analisar como ocorre as relações de interação entre alunos surdos e a equipe escolar no Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal. A metodologia adotada foi a etnografia, com bases em observações diretas, entrevista aberta com os atores envolvidos nesse processo de inclusão e análise bibliográfica sobre esse tema, com os estudos baseados em Erving Goffman, Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Émile Durkheim, Paulo Freire, entre outros. Buscou-se assim, analisar a política educacional de inclusão, apreender o ponto de vista desses porta vozes e investigar como apresentavam a „inclusão‟. Os resultados demonstraram que a instituição escolar inclui, porém com limitações do ponto de vista das relações interpessoais dos atores escolar envolvidos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estigmatização | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Deaf students | - |
dc.subject | Inclusion | - |
dc.subject | Education | - |
dc.subject | Stigmatization | - |
dc.subject | Interaction | - |
dc.title | A inclusão do aluno surdo na educação básica: um olhar sociológico no Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal | pt_BR |
dc.title.alternative | The inclusion of deaf students in basic education: a sociological look at the Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal | - |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 376-056.263 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA VERONICA MATHEUS_1 PDF-A.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.