Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/871
Título: Avaliação da neuroleptoanalgesia com associação da acepromazina e meperidina em cães submetidos à anestesia geral inalatória com isoflorano em diferentes procedimentos cirúrgicas eletivos
Autor(es): Nascimento, Gustavo Dyego dos Santos do
Data do documento: 2016
Resumo: Avaliaram-se os efeitos da neuroleptoanalgesia sobre as funções cardiorrespiratórias em cães induzidos com associação de cetamina/diazepam ou cetamina/midazolam, submetidos à anestesia geral pelo isofluorano. Para tal, foram empregados cães de ambos os sexos, adultos e saudáveis clinicamente. Para eliminar interferências relativas à idade, peso, procedimentos, agentes de indução e sexo, garantindo a homogeneidades dos grupos, foi utilizado o delineamento experimental em blocos casualizados. Os cães foram separados em dois grupos (G1 e G2), onde o G1, os animais receberam, na MPA, acepromazina (AC) (0,05mg/kg/IM), sem associação com opióde e no G2, administrou-se meperidina (3mg/kg) associada a AC, por via intramuscular. Decorridos 15 minutos, induziu-se à anestesia com administração intravenosa de Cetamina (2mg/kg) e benzodiazepínicos (midazolam ou diazepam0,5mg/kg). Ato contínuo, os cães foram submetidos à anestesia inalatória com Isoflurano, diluído em oxigênio, através de circuito anestésico com reinalação parcial dos gases com fluxo diluente de 50ml/O₂/kg/minuto. Foram avaliados parâmetros fisiológicos, relativo às frequências cardíacas (FC), Respiratória (FR), pressões arteriais (mm/Hg): sistólica (PAS), diastólica (PAD) e média (PAM) e saturação de oxigênio (SatO₂). Para avaliação do eletrocardiograma, foi empregado eletrocardiógrafo computadorizado e foram observados os valores referentes à amplitude da onda P(PmV ̶ em milivolts [mV]), duração da onda P(Ps – milissegundos[ms]), duração do intervalo PR (ms), duração do complexo QRS (ms), duração do intervalo QT(ms), amplitude da onda R(mV), todos na velocidade de 25mm/s na derivação DII com ganho N). O emprego da NLA, neste estudo, não causou alterações significativas nas variáveis cardiorrespiratórias avaliadas, trazendo mais conforto aos pacientes no tocante a qualidade de indução, portanto o uso de técnicas de NLA antes da anestesia geral deve ser indicado nas cirurgias eletivas.  
Palavras-chave: Cães
Anestesia geral
Cirurgia
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCDEF (1).pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.