Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/869
Título: Análise da segurança do ambiente de telefonia VoIP de Universidade Estadual do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Analysis of the security of the VoIP telephony environment at the State University of Maranhão
Autor(es): Vieira, Christiann Dênys de Fonseca
Data do documento: 2019
Resumo: Com o advento da internet surgiram novas formas de comunicação e uma dessas tecnologias é o VoIP – Voz sobre IP. O VoIP é uma tecnologia de baixo custo, onde é possível receber e realizar ligações em qualquer lugar que tenha conexão com a internet. O VoIP realiza a convergência de voz e de dados na mesma rede, por exemplo, a Internet. Com o crescimento dessa tecnologia crescem também as ameaças ao serviço oferecido por esta tecnologia. O objetivo deste trabalho é apresentar as ameaças e vulnerabilidades na tecnologia VoIP, bem como métodos de segurança contra esses problemas. Para demonstrar uma vulnerabilidade na aplicação VoIP da Universidade Estadual do Maranhão, realizaram-se dois testes de captura de voz, sendo um utilizando a rede cabeada e o outro a rede Wi-Fi. A captura e a análise dos dados foram realizadas com o software Wireshark. Como resultado provou-se que existe uma vulnerabilidade na aplicação no que diz respeito à confidencialidade do fluxo de voz e sugeriu-se métodos de segurança.  
Palavras-chave: Segurança
VoIP
Wireshark
Call Eavesdropping
Security
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação - CCT UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Christiann Dennys_1 PDF-A.pdf938.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.