Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/868
Título: Fraturas em cães atendidos no Hospital Veterinário Francisco Edilberto Uchôa Lopes da Universidade Estadual do Maranhão no período de novembro de 2015 a Abril de 2016: fatores relacionados a idade, causa, sexo e temperatura.
Autor(es): Araujo, Denizy Christina Santos de
Data do documento: 2016
Resumo: As fraturas são afecções comuns no atendimento de rotina de pequenos animais em Medicina Veterinária, este trabalho tem como objetivo descrever as causas mais frequentes de fraturas atendidas no Hospital Universitário Veterinário Francisco Edilberto Uchoa Lopes em cães. Observo que os cães sofrem diversos tipos de fraturas, dentre elas estão as de fêmur, úmero, radio, ulna, tíbia e fíbula, além das fraturas de mandíbula e maxilar. Observou-se também que várias são as causas que levam os proprietários a procurarem atendimentos para seus animais em centros veterinários. A maior incidência está relacionada aos atropelamentos por veículos motorizados, brigas e os acidentes domésticos. Deve-se levar em consideração alguns aspectos com relação às fraturas, como a classificação, a localização e o tipo de ossos envolvido, bem como idade, tamanho, temperamento e sexo, além do grau de comprometimento do proprietário com o restabelecimento do animal e o fatores econômicos. Este trabalho também faz uma análise dos membros mais afetados e os fatores atrelados.  
Palavras-chave: Fatores relacionados
Causa
Idade
Sexo
Temperamento
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia DENIZY ARAUJO coriigia da corrigida.pdf855.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.