Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/866
Título: Tilápia (tillapia rendali) comercializada na cidade de São Luís: avaliação da presença de coliformes e do perfil de sensibilidade antimicrobiana in vitro de escherichia coli
Autor(es): Araújo, Aline Rodrigues de
Data do documento: 2016
Resumo: Coliformes totais são enterobactérias que fermentam a lactose, com produção de gás, quando incubadas a 35°C por 24 a 48 horas. Neste grupo estão principalmente os gêneros Escherichia, Klebsiela, Enterobacter e Citrobacter. A presença de Escherichia coli é um indicador específico de contaminação fecal recente e da provável presença de bactérias patogênicas. Coliformes termotolerantes são capazes de fermentar a lactose, com produção de gás em 24 a 48 horas a 45°C. O principal representante deste grupo é a Escherichia coli de origem fecal. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a susceptibilidade in vitro de Escherichia coli isolada de tilápia (Tilapia rendalli) comercializada na cidade de São Luís - MA. A pesquisa foi realizada pela técnica dos tubos múltiplos (Número Mais Provável), a partir de diluições decimais. Para pesquisa de Escherichia coli foram realizados esfregaços corados pelo método de Gram e confirmação por testes bioquímicos. A susceptibilidade in vitro a antimicrobianos foi, realizada pelo método de difusão de discos em placas contendo meio ágar Muller Hinton. Houve diferenças estatisticamente significativas entre as médias de coliformes a 35°C e coliformes a 45°C entre feiras e supermercados. Nas feiras, os NMP/g foram superiores em relação aos encontrados nos supermercados. Nas dez amostras de feiras foram encontradas sete cepas de Escherichia coli e nas vinte de supermercado, zero. Uma cepa foi resistente ao antimicrobiano ampicilina, duas apresentaram resistência intermediária aos antimicrobianos ampicilina e ácido clavulânico + amoxicilina. Estes resultados podem ser resultado da utilização de antimicrobianos na criação dos peixes.  
Palavras-chave: Pescado
Análise
Supermercados
Feiras
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINEARAUJO (1).pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.