Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/857
Título: Estudo quantitativo dos casos de Leishmaniose visceral em canis familiares atendidos no serviço ambulatorial do Hospital Veterinário - UEMA no período de janeiro a junho de 2016
Autor(es): Sousa, Izângela de Melo
Data do documento: 2016
Resumo: O objetivo do estudo quantitativo de casos de leishmaniose visceral em cães, que utilizam o serviço ambulatorial do Hospital Veterinário – UEMA, no Município de São Luís. Para isso, foram analisadas as fichas do arquivo do HV-UEMA, durante o primeiro semestre de 2016. A coleta dos dados aconteceu no segundo semestre de 2016, para consolidação das informações realizados nos meses de agosto e setembro. O diagnóstico de leishmaniose se baseia pelo reagente imuno-hematológico (teste rápido), pesquisa na medula e linfonodos e reação em cadeia da polimerase (PCR). Foram identificados 303 casos suspeitos, sendo 216 positivos e 87 negativos, desses 103 eram fêmeas positivas e 47 negativas, já para os machos 113 positivos e 40 negativos. Dentre os fatores de risco avaliados, presença dos animais infectados nos domicílios facilitam infecção em outro animal ou pessoa e animais abandonados pelos proprietários nas ruas. Dessa forma, pode-se concluir que as ocorrências de leishmaniose visceral canina que deram entrada no ambulatório do HV-UEMA no Município de São Luís foram elevadas. Como é endêmica na população de cães da região metropolitana da grande São Luís - MA e diante da dinâmica da infecção pelo protozoário é interessante fazer uso da coleira para combater o mosquito transmissor da LVC como medidas preventivas.  
Palavras-chave: Leishmaniose visceral canina
Zoonose
Cães
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - IZANGELA DE MELO SOUSA-definitivo.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.